Diretores do Sindicato e do BRB participaram, no último dia 27, de negociação sobre a PLR. De frente, da esquerda para a direita: o diretor de Atendimento e Distribuição do BRB, Alair José Martins Vargas, o diretor de Gestão de Pessoas e Administração do BRB, Jorge Alves, o secretário-geral do Sindicato, André Nepomuceno, e o secretário de Estudos Socioeconômicos do Sindicato, Antonio Eustáquio
Após reunião realizada na quarta-feira (27), a última que tratou do tema da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) para o segundo semestre de 2012, o Sindicato convoca todos os bancários do BRB para assembleia que vai debater e deliberar sobre a proposta apresentada pelo banco. Será na terça-feira (3), às 19h, na sede do Sindicato (EQS 314/315, bloco A).
Apesar de o banco ter apresentado inicialmente proposta de alteração do modelo ora em vigor da PLR, o Sindicato reafirmou a reivindicação de manutenção do modelo vigente por entender que o mesmo vai ao encontro dos anseios do conjunto dos funcionários do banco, embora reconheça que há uma demanda dos executivos do banco (gerentes) para que se estabeleça um modelo que permita a este segmento uma participação maior.
O Sindicato sempre deixou claro que não se opõe a uma maior PLR destinada aos gerentes como deseja a direção do banco, porém, reitera a defesa de que isso não pode ocorrer em detrimento dos demais funcionários. Se o banco realmente tem interesse nisso, deve concordar com a necessidade de alocação de um valor maior de recursos para o plano.
Em linhas gerais, a proposta destina percentuais de participação que vão de 15 a 20% do lucro líquido para PLR, dependendo da rentabilidade do banco, ou seja, quanto maior o lucro, maior o percentual a ser distribuído.
O programa estabelece ainda quatro grupos para distribuição, grupos esses nos quais se agrupam as diversas funções do banco, sendo que para cada faixa há o estabelecimento de distribuição de parte linear e parte variável, dependente do atingimento de metas. A PLR para os caixas é toda linear.
Veja, abaixo, na tabela 1, as funções dentro de cada um dos quatro grupos. Na tabela 2, confira os percentuais linear e variável para cada um dos grupos.
Tabela 1
Tabela 2
“A proposta de PLR repete o mesmo modelo vigente para o primeiro semestre. Não há alteração, de forma que o BRB continua a apresentar um modelo de participação nos lucros moderno e de fácil compreensão, e ainda o mais avançado dentre os diversos bancos. Por essas razões, o Sindicato defende a aprovação da proposta que valerá somente para o segundo semestre de 2012, pois a cada semestre temos de negociar novamente”, afirma o secretário de Estudos Socioeconômicos do Sindicato, Antonio Eustáquio, que também é funcionário do BRB.
Da Redação
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados