Banco BRB

22 de Novembro de 2007 às 15:19

BRB: risco de privatização existe

Compartilhe

- Possível incorporação do BRB pelo BB deve demorar
Sindicato se reúne com BB para discutir incorporação do BRB
-
BRB tem de permanecer público e voltado para o DF
-
Assédio moral volta a aterrorizar funcionários do BRB  

Embora tenham sido tornadas públicas e continuem em curso as negociações do GDF com o Banco do Brasil sobre possível incorporação do BRB, o risco de privatização do BRB não está descartado. É o que sugeriu o governador José Roberto Arruda (DEM) em reunião nesta quarta-feira 21 com um grupo de cerca de 50 gerentes e executivos do banco. Em linhas gerais, o conteúdo do encontro versou sobre o seguinte:

1) As negociações para a venda do BRB estão na estaca zero
2) Existem três caminhos: venda de ações, incorporação pelo BB e privatização
3) A negociação com o BB possui riscos jurídicos
4) O leilão de privatização, do ponto de vista jurídico, oferece menos riscos ao GDF
 
“Aliado a essas informações, não podemos nos esquecer de que o partido do governador tem como linha programática a privatização e a redução do tamanho do Estado (Estado mínimo), o que ficou evidenciado na postura do deputado federal Osório Adriano (DEM/DF), acionista do BRB que defende claramente a privatização como melhor caminho”, diz Antonio Eustáquio, diretor do Sindicato. 

Este cenário coloca para todos os funcionários do BRB o grande desafio de lutar pela sua permanência como agente público. “Não podemos ficar de braços cruzados apenas aguardando as informações, pois quem sabe faz a hora, não espera acontecer”, acrescenta o diretor do Sindicato.

Nesta quinta-feira 22, a assessoria de comunicação do BRB enviou nota em que afirma que Arruda assumiu o compromisso de que nenhuma decisão será tomada sem a participação dos funcionários e da sociedade. Os funcionários, e certamente a sociedade de Brasília, têm claro que a única solução para o BRB é mantê-lo público - prestando seus indispensáveis serviços ao DF -, como manifestado publicamente pelos trabalhadores do banco e por diversos segmentos da sociedade.

Acrescenta o diretor do Sindicato André Nepomuceno: “Isso só é possível mantendo o banco público, preferencialmente como uma empresa do GDF, conforme é hoje. O governador sabe disso, e cabe a ele tornar público que esta é a opção”.

O Sindicato intensificará a campanha em defesa do BRB público e conclama a todos aqueles que defendem essa idéia a se juntar à luta.

Leia mais:

- Possível incorporação do BRB pelo BB deve demorar
Sindicato se reúne com BB para discutir incorporação do BRB
-
BRB tem de permanecer público e voltado para o DF
-
Assédio moral volta a aterrorizar funcionários do BRB  

Tags

Banco BRB
Acessar o site da CONTRAF
Acessar o site da FETECCN
Acessar o site da CUT

Política de Privacidade

Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados

BancáriosDF

Respondemos no horário comercial.

Olá! 👋 Como os BancáriosDF pode ajudar hoje?
Iniciar conversa