Grupo atuará na promoção de equidade e inclusão, além de gerir o projeto para renovação do Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça, concedido pelo Governo Federal
O BRB realizou nesta terça-feira (8) a primeira reunião da Comissão Paritária de Diversidade, marcando o início de uma nova etapa no compromisso da instituição com a promoção da diversidade, equidade e inclusão no ambiente de trabalho.
A comissão já estava prevista na cláusula 73 do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2024/2026 dos bancários do BRB e carrega dupla função, pois terá papel estratégico não apenas na formulação de políticas internas, mas também na coordenação do projeto que visa renovar o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça. Tal selo é concedido pelo Ministério das Mulheres a organizações que se destacam na promoção da igualdade entre mulheres e homens, com atenção, também, à igualdade racial.
Para obter o selo, organizações com 100 ou mais funcionários devem propor, implementar e avaliar iniciativas que promovam igualdade no acesso, remuneração, ascensão e permanência no mercado de trabalho. Após análise técnica, as instituições que se destacam são reconhecidas com o selo.
O Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça representa um importante instrumento de transformação cultural nas empresas e órgãos públicos. Sua renovação reforça o papel do BRB na construção de um ambiente profissional mais justo
A Comissão Paritária de Diversidade do BRB é formada por integrantes de diferentes perfis, refletindo a pluralidade de experiências e perspectivas dentro do banco e tem por objetivo dialogar e agir no enfrentamento de desigualdades e para o fortalecimento de uma cultura institucional mais inclusiva e igualitária. Entre suas atribuições estão a realização de diagnósticos sobre diversidade, a elaboração de programas internos, a promoção de ações educativas e o acompanhamento do desempenho do banco em relação aos seus objetivos de equidade.
Para Edson Ivo, secretário de Combate ao Racismo e à Discriminação do Sindicato, "o futuro próximo para todos nós que vivemos a diversidade dentro do BRB parece mais ensolarado com a aplicação prática desta conquista da última negociação coletiva. Em especial quando aliada ao cumprimento dos requisitos para a aquisição do Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça que chega a sua sétima edição, após um longo período sem a premiação durante o governo anterior".
A criação da comissão e a busca pela renovação do selo consolidam o BRB como uma instituição alinhada às boas práticas de inclusão, reforçando seu papel social e seu compromisso com a responsabilidade corporativa.
Stéffany Santos
Colaboração para o Sindicato
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados
Feito por Avalue Sistemas