Na quinta-feira (22), os funcionários do BRB ocupantes das funções supervisor de processos, especialistas em crédito e de risco, operador de mercado, secretária e assistente administrativo se reuniram na sede do Sindicato para dar continuidade à discussão sobre os efeitos da implantação do novo Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) em suas funções. Além dos dirigentes sindicais, também participou da reunião o assessor jurídico do Sindicato Paulo Roberto, que dirimiu dúvidas jurídicas acerca da questão da 7ª e 8ª horas, bem como da proposta apresentada pelo banco que prevê redução da remuneração com a redução da jornada.
O assessor jurídico afirmou que as atribuições das referidas funções apontam categoricamente que a jornada deve ser de 6 horas. Afirmou também que, ao propor o enquadramento nas 6 horas, o banco demonstra tacitamente reconhecer seu erro. Disse ainda que há um passivo em favor dos funcionários desde que começaram a atuar nas referidas funções, ao que o Sindicato afirmou estar aberto para o ajuizamento imediato de ações cobrando estas horas extras.
Os presentes também demonstraram indignação perante a proposta do banco de reduzir a remuneração, na medida em que há a convicção de que o valor pago pela função decorre da complexidade do serviço e não pela duração da jornada.
Contradição
Outro aspecto relevante discutido na reunião foi a constatação da contradição da proposta do banco que prevê redução de remuneração e descomissionamento e, por outro lado, aponta a criação de cargos de assessoria de superintendência com uma remuneração relativamente elevada, cargos esses que podem suscitar a dúvida quanto aos critérios de ocupação e cuja oportunidade de criação se demonstra descabida no atual ambiente.
A reunião ainda contou com a presença do vice-presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Jair Pedro Ferreira, que também é funcionário da Caixa. Ele prestou esclarecimentos sobre o processo de discussão e implementação da redução de jornada de 6 horas na Caixa.
Dando sequência à decisão da reunião da sexta (16), no encontro desta quinta (22) foram eleitos os supervisores Augusto Matheus, lotado na Gepoc, e Samantha Nascimento, lotada na Gesec, para comporem a comissão cuja finalidade será debater com o Sindicato propostas para serem levadas ao banco para negociação de suas situações específicas.
Reunião
A comissão formada pelos representantes das funções atingidas com futuros descomissionamentos e redução de remuneração pela proposta apresentada pelo banco se reunirá na próxima segunda-feira 26. O objetivo é discutir propostas a serem apresentadas ao banco já na negociação prevista para a quarta-feira (28). O vice-presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira, participará da reunião.
Da Redação
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados