Tem circulado na imprensa do Distrito Federal notícias que insinuam que o resultado do BRB referente ao ano de 2011 poderia ter sido bem melhor, inclusive com possibilidade de reversão do prejuízo no segundo semestre.
As notícias afirmam que a diretoria do BRB se recusou a fazer acordo com o operador responsável pela venda dos títulos do Fundo de Compensação de Variações Salariais (FCVS), aquela operação que resultou em um provisionamento de R$ 134 milhões, o que contribuiu fortemente para o prejuízo apurado no segundo semestre de 2011.
Estas notícias afirmam ainda que se encontra em poder do Banco Central tal proposta, que, caso seja verdade, evidencia no mínimo uma grande imprudência da atual diretoria.
Para que não pairem dúvidas sobre o desfecho da referida operação, que culminou no prejuízo apurado e já divulgado, o Sindicato cobra da direção do BRB esclarecimentos sobre estas afirmações.
O resultado de 2011, especialmente o do segundo semestre, para além do prejuízo para a sociedade, causou grande frustação nos funcionários do banco, que mesmo cumprindo todas as metas, não receberam a Participação nos Lucros e Resultados (PLR).
Informática
Os funcionários do banco já não suportam mais o estresse causado pelos constantes problemas na área de informática. São dificuldades no processamento de operações, nos caixas automáticos, nos caixas internos, no banknet, entre outras.
Aos clientes já não há mais nada a ser dito. E o pior é que esses mesmos clientes, especialmente os do GDF, devem receber o melhor tratamento possível, pois a portabilidade é uma ameaça constante.
Há rumores, inclusive, que pode estar havendo boicote por parte de terceirizados, com o claro intuito de prejudicar a imagem do BRB.
“O Sindicato sempre cobrou do banco respostas e soluções sobre este setor, porém, até agora parece que nada de concreto foi feito porque a situação piora a cada dia. Como cumprir metas, em especial aquelas voltadas a fidelizar clientes com problemas desta natureza”, indaga o secretário-geral do Sindicato, André Nepomuceno, que também é bancário do BRB.
Na última negociação com o BRB para discutir o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), o Sindicato solicitou uma reunião com o atual diretor da área, porém, até agora a mesma não foi agendada.
“Assim como os funcionários, aguardamos com ansiedade a reunião e a solução dos problemas”, conclui a secretária de Assuntos Parlamentares do Sindicato, Cida Sousa, que também é bancária do BRB.
Nova negociação
Na quarta-feira (11), após as 18h, o BRB entrou em contato com o Sindicato para marcar uma reunião na quarta-feira (18), às 10h. Na ocasião, o Sindicato espera discutir as questões pendentes do PCCR e da informática.
Da Redação
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados