Ação do BRB Clube contribui para valorização do empreendimento Liberty Mall Shopping
O BRB Clube, desde a reorganização societária da Cartão BRB e da Corretora de Seguros BRB, ocorridas em 2009, passou a ter um outro caráter e uma outra dimensão.
A partir daquele ano, quando da reorganização, o BRB Clube, uma instituição dos funcionários ativos e aposentados do Banco de Brasília, passou efetivamente a pertencer ao conjunto de seus reais donos. Em 2009, a ingerência do banco sobre o Clube deixou de existir e ele passa a ser administrado por funcionários eleitos em assembleia aberta a todos os sócios, os empregados ativos e aposentados da instituição financeira.
Em função da sua nova realidade, o BRB Clube teve seu estatuto alterado, passando efetivamente a existir em função dos seus associados. Nesta nova configuração, começa a se dedicar exclusivamente a prover recursos para o Saúde BRB (plano de saúde dos bancários), para a AABR (Associação Atlética Banco de Brasília, que se associa ao BRB Clube) e também para auxiliar na previdência dos funcionários.
Com isso, o BRB Clube passa a contribuir com 25% das despesas do Saúde BRB, porcentagem extremamente importante para o equilíbrio do plano de saúde. Além disso, adquiriu e disponibilizou ao Saúde BRB um conjunto de salas e garagens no Edifício Athenas, onde fica a sede do BRB Clube, para que ali seja criada uma clínica para primeiros atendimentos, projeto em fase de implantação pelo plano de saúde, que contribuirá sobremaneira para a melhoria de nosso plano de saúde.
O BRB Clube também tem auxiliado sobremaneira na sustentação financeira da AABR, o que tem propiciado um clube recreativo de excelência para o conjunto dos funcionários do banco.
Previdência
A outra ponta de atuação do novo BRB Clube é na área de previdência como mecanismo auxiliar à Regius, o fundo de pensão. Dentro desse espírito, no início de abril de 2013 o BRB Clube adquiriu em leilão público as garagens do shopping Liberty Mall, que não puderam neste momento ser adquiridas pela Regius, por esta estar com o percentual de aplicação em ativos imobiliários totalmente comprometido.
Dentro de uma parceria profícua entre Regius e BRB Clube, em um futuro próximo, quando a Regius obtiver folga para adquirir as garagens, o fundo de pensão irá comprá-las do BRB Clube, obviamente sem se procurar lucro com isso, pois a finalidade é a valorização do shopping.
Por que esta aquisição foi importante? Primeiro porque o empreendimento Shopping Liberty Mall, pertencente à Regius, adquire valorização importante com a detenção das garagens, que passa a fazer parte do mix daquele empreendimento em caso de venda futura. Segundo porque o fluxo de caixa da utilização das garagens permitirá o pagamento da aquisição, uma vez que ela se deu de forma parcelada em prazo razoável (10 anos) e com taxa de juros absolutamente atrativa, inferior ao que se pratica no mercado.
Diante destas condições é que se tornou imperativo ao BRB Clube a aquisição destas garagens, cujo desfecho valorizará um patrimônio que ajuda a garantir nossas aposentadorias.
Desta forma o BRB Clube se afirma cada vez mais como um instrumento importante no dia a dia dos funcionários ativos e aposentados do BRB, e vem cumprindo seu papel adquirido em 2009, atrelado aos interesses do conjunto de funcionários e completamente desatrelado da direção do banco, como esteve até aquele ano.
Da Redação
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados