Notícias

2 de Fevereiro de 2015 às 16:17

BMG é disparado o banco com mais reclamações no 2º semestre de 2014, diz BC

Compartilhe

O BMG foi o banco de grande porte com mais reclamações no segundo semestre de 2014, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (2) pelo Banco Central. O conglomerado BMG inclui o banco BMG, o banco Cifra, o BCV (Banco de Crédito e Varejo) e a Cifra Crédito, Financiamento e Investimento.

São considerados de grande porte os bancos e financeiras com mais de 2 milhões de clientes.

O BC tem um critério para montar esse ranking. O número de reclamações procedentes é dividido pelo número de clientes e multiplicado por 1 milhão. A partir dessa conta, chega-se a um índice. As reclamações procedentes são aquelas que infringem normas do Conselho Monetário Nacional (CMN) ou do próprio BC.

O BMG teve 694 reclamações procedentes no segundo semestre e contava com 2,3 milhões de clientes. Com isso, seu índice fechou em 305,41, muito acima dos demais bancos.

Em nota, o banco afirmou que "tem investido constantemente no treinamento e qualificação da equipe para aprimorar o atendimento ao cliente" e que tem diminuído o "número de reclamações a cada mês".

Em seguida, Santander, Banrisul, HSBC e Caixa

Em segundo lugar aparece o Santander, com índice de 65,36, correspondente a 2.033 reclamações para 31,1 milhões de clientes.

O Banrisul aparece em terceiro, com índice de 54,76. Foram 210 reclamações procedentes para 3,8 milhões de clientes.

Em quarto lugar ficou o HSBC, com índice de 52,54. O banco teve 534 reclamações procedentes divididas entre 10,2 milhões de clientes.

A Caixa vem na sequência, com índice de 48,59. Contra a instituição financeira foram computadas 3.581 reclamações procedentes para um universo de 73,7 milhões de correntistas.

Em nota, o Santander afirmou que "tem trabalhado continuamente na melhoria dos seus processos, ofertas e atendimento, com o intuito de torná-los mais simples e ágeis e, dessa forma, melhorar a satisfação e a experiência dos consumidores com o banco."

A Caixa disse, também em nota, que "revisa permanentemente seus serviços, produtos e atendimento para garantir a satisfação dos seus clientes" e que usa "as manifestações de seus clientes como subsídio para a melhoria e modernização de todos os seus processos".

O UOL entrou em contato com os demais bancos e aguarda retorno.

Entre os bancos e financeiras com menos de 2 milhões de clientes, o BIC lidera. Na sequência aparecem BNP Paribas, Daycoval, J. Malucelli e Panamericano.

Principal queixa

A principal reclamação foi quanto a irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, com 1.915 queixas. A Caixa lidera, com 1.001 reclamações, seguida pelo Bradesco (249), Santander (184), Itaú Unibanco (147) e Banco do Brasil (129).

O segundo maior número de reclamações foi sobre débitos em conta não autorizados, com 1.806 queixas. Quem liderou também foi a Caixa, com 463 reclamações, seguida por Santander (433), Bradesco (321), Banco do Brasil (296) e Itaú (222).

Em nota, o Bradesco informou que "desenvolve um programa intensivo de revisão de processos e sistemas. Cada um dos registros dos clientes é cuidadosamente avaliado e todas as medidas necessárias são tomadas no sentido de melhorar a qualidade do atendimento e garantir maior satisfação aos clientes. "

Fonte: UOL

Tags

ÚLTIMAS
Acessar o site da CONTRAF
Acessar o site da FETECCN
Acessar o site da CUT

Política de Privacidade

Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados

BancáriosDF

Respondemos no horário comercial.

Olá! 👋 Como os BancáriosDF pode ajudar hoje?
Iniciar conversa