Banco do Brasil

4 de Fevereiro de 2013 às 19:36

BB: Sindicato faz protesto surpresa no SBS por plano de cargos digno

Compartilhe

CEDOC-04022013 Manifestação BB 6hs Cebolão - fotosGuina 8

 

Em mais uma atividade com o objetivo de cobrar da direção do Banco do Brasil um plano de cargos digno e que valorize todo o corpo funcional, o Sindicato realizou no início da tarde desta segunda-feira (4) ato surpresa na Praça do Cebolão, no Setor Bancário Sul, com grande adesão da categoria. Indignados, os trabalhadores exigem do banco reformulação do plano implantado unilateralmente na segunda-feira (28).

 

“Estamos fazendo mais essa atividade para esclarecer os colegas sobre a liminar que prorroga até 6 de março o prazo de adesão às novas funções de confiança”, afirmou o diretor do Sindicato Eduardo Araújo, que também é bancário do BB.

 

CEDOC-04022013 Manifestação BB 6hs Cebolão - fotosGuina 19


Secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Rafael Zanon repudiou a tentativa do banco de intimidar os funcionários com boletim interno enviado nesta segunda (4). “No texto, um diretor do BB lembra os prazos para assinatura do termo de posse e diz que a instituição vai buscar o indeferimento das liminares obtidas em Brasília, Campinas (SP) e Juiz de Fora (MG)”, observa Zanon, que também é bancário do BB.

 

“Não cederemos às pressões e continuaremos lutando em todas as instâncias para que nenhum trabalhador seja prejudicado com o novo plano de funções implantado pelo BB”, acrescentou o dirigente sindical.

 

CEDOC-04022013 Manifestação BB 6hs Cebolão - fotosGuina 39

 

“É importante que todos os trabalhadores e trabalhadoras se mantenham vigilantes e atentos às informações divulgadas pelo Sindicato para fortalecer nosso movimento político. Juntos, somos mais fortes”, destacou o diretor do Sindicato Wadson Boaventura, que também é funcionário do BB.

 

Sindicato em ação

Já no dia seguinte à reunião onde foi anunciada a implantação do novo plano cargos pelo BB, o Sindicato convocou na quarta-feira (23), em sua sede, os delegados sindicais para discutir e avaliar o que foi divulgado pela empresa.

 

Na sexta (25), o Sindicato realizou ato na Praça do Cebolão, no SBS, para cobrar do BB a implementação de um plano de cargos que valorize os funcionários. Para a atividade, o Sindicato colocou faixas na Praça Cebolão com dizeres que refletem as cobranças e expectativas dos bancários em relação à jornada legal, como “A jornada de 6 horas é um direito dos bancários!” e “O BB tem que respeitar as 6 horas!”.


Na segunda (28), o BB manteve a linha intransigente, apresentada na semana anterior, de não negociar e implantou, sem negociar com os sindicatos, o novo plano de funções comissionadas de 6h, que envolvem a vida de milhares de trabalhadores.

 

Além das notícias e orientações publicadas no site e nos boletins eletrônicos do Sindicato sobre a implantação do novo plano de funções do BB, a entidade sindical também começou a percorrer as dependências para esclarecer as dúvidas dos bancários e bancárias.

 

Por mais de três horas, os bancários do BB presentes à plenária jurídica realizada pelo Sindicato na quinta (31), na Praça do Cebolão, no SBS, puderam esclarecer suas dúvidas em relação ao novo plano de funções, implantado unilateralmente pela instituição financeira na segunda-feira (28).

 

A reunião ampliada foi mais uma atividade organizada pela categoria, com o apoio do Sindicato, para reforçar a luta pela jornada de 6 horas para todos e cobrar do banco alterações no plano imposto.

 

Rodrigo Couto
Do Seeb Brasília
 

Acessar o site da CONTRAF
Acessar o site da FETECCN
Acessar o site da CUT

Política de Privacidade

Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados

BancáriosDF

Respondemos no horário comercial.

Olá! 👋 Como os BancáriosDF pode ajudar hoje?
Iniciar conversa