
Sindicato participa da apresentação do Progrid 2012
Conquista dos bancários, o Programa de Ingresso na Diretoria de Tecnologia (Progrid) – projeto de seleção e treinamento em que, através de prova objetiva e entrevista, funcionários de todo o país concorrem a vagas de assistente na Ditec do Banco do Brasil –, recebe inscrições até segunda-feira (9). Estão previstas mais de 300 vagas. A informação foi confirmada durante reunião do Sindicato e dos delegados sindicais com a Ditec.
Entre as novidades para o certame de 2012 estão a adesão do Progrid ao Programa Pró-Equidade de Gênero, reivindicado pelo Sindicato desde que a seleção foi criada, a redução da trava para um ano, a divulgação das provas e do gabarito, a realização da prova na Gepes, em Brasília, e o custeio das despesas de deslocamento e hospedagem dos inscritos na seleção.
Na primeira turma do Progrid, foram empossados 119 bancários, sendo 11 mulheres. E na segunda turma, 105 foram empossados, sendo 9 do sexo feminino.
Remuneração
Os selecionados tomarão posse em Brasília como assistentes em TI e, após um ano, serão efetivados como assessores júnior, se não apresentarem avaliações negativas.
Em virtude do alto custo de vida em Brasília, o Sindicato lutará para uma melhor remuneração dos trainees, uma vez que já existe recurso provisionado para incremento dos proventos dos profissionais em tecnologia da informação do BB.
Para o Sindicato, além das boas condições de trabalho, a questão salarial é imprescindível para manter mão de obra especializada e de qualidade.
Conquista
O Progrid representa uma conquista para os bancários, uma vez que se trata de um dos processos seletivos mais isonômicos e democráticos que aconteceram na empresa nos últimos anos. A maior parte das seleções para cargos comissionados nas Unidades Estratégicas acontece através de indicação, o famoso QI (quem indica). Casos de nomeações de amigos, de esposas, de namoradas, de amantes, de correligionários e de apadrinhados são frequentes na empresa e geram prejuízo para o conjunto dos trabalhadores, uma vez que em grande parte desses casos existem funcionários mais qualificados para os cargos que ficaram de fora do processo de indicação.
“O Sindicato luta para a ampliação desse tipo de seleção também para outras áreas da empresa. Queremos processos de seleção mais democráticos que avaliem o mérito e as competências dos bancários”, observa o secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Rafael Zanon, que também é bancário do BB.
“Apesar de continuar sendo uma experiência positiva, o novo Progrid apresenta alguns retrocessos, como a diminuição do número de pessoas que realizarão a prova. Na seleção anterior, por exemplo, mais de duas mil pessoas participaram do processo, enquanto que na atual o número caiu para 500. Já o ponto positivo, além da pró-equidade de gênero, foi a diminuição da trava para um ano”, afirma o diretor da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CN) Wescley Queiroz.
Segundo o banco, a redução no número de participantes do processo seletivo atende a novos critérios de segurança.
A luta pela democratização nos processos seletivos continua
Em reunião na Dipes no último dia 29 de março, o Sindicato solicitou maior democratização nos pleitos. Os dirigentes sindicais pediram que essa experiência positiva fosse ampliada para as demais seleções.
O Sindicato também ressaltou que o TAO, o programa Talentos e Oportunidades, precisa ser melhorado, trazendo mais valor para as experiências e para o tempo de serviço do trabalhador. Coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB, Eduardo Araújo, se comprometeu junto com o diretor de Gestão de Pessoas, Carlos Neto, a solicitar uma reunião de mesa temática para tratar do assunto.
Além de Rafael Zanon, também participaram da reunião, realizada dia 15 de fevereiro, o diretores do Sindicato Jeferson Meira e Wadson Boaventura e o diretor de divisão da Ditec Ricardo de Faria Barros.
Conteúdo
De acordo com a Ditec, a prova, escrita, será composta de 40 questões, sendo 20% de conteúdo considerado difícil, 20% fácil e os outros 60% intermediário. Confira, abaixo, o conteúdo da prova do Progrid.
Raciocínio Lógico
Conceitos básicos, proposições, princípios e tabela verdade
Sistema Gerenciador de Banco de Dados – SGBD
SQL - Structured Query Language
Funcionamento dos Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados
Governança de TI
Conceitos sobre governança de TI
MPS.Br e PMBoK
Engenharia de Software
Conceitos sobre engenharia de software
Requisitos, análise, projeto, construção
Testes de Software
Processos de teste, tipos de teste, técnicas de teste, ciclo de vida de testes
Lógica de Programação
Algoritmos de programação, operadores, constantes e variáveis, operações lógicas e estruturas de decisão e repetição
Comunicação de Dados em Rede e na Internet
Conceitos sobre redes de computadores e Internet
Protocolos de redes Ethernet e TCP/IP
Serviços comuns às redes TCP/IP
Dispositivos de rede
Segurança da informação
Ameaças a segurança da informação e ferramentas de segurança
Gerenciamento de Serviços de TI
Conceitos sobre serviços de TI, ITIL V3 e ISO/IEC 20000
Sistemas operacionais
Conceitos sobre sistemas operacionais
Principais características dos sistemas operacionais Linux, Unix e Windows.
Treinamento
Depois da posse, os selecionados participam de um treinamento de 480 horas e posteriormente integram o Processo de Ascensão, etapa importante do projeto que foca o treinamento e formação específica para área durante os 12 meses seguintes.
Os dois processos seguem a mesma filosofia de transparência, objetividade desde o recrutamento. Os representantes do banco reconhecem que a mudança na estrutura da seleção melhorou a qualificação dos profissionais que entram na área de tecnologia de informação do BB e valorizou profissionais capacitados para o setor.
Prova de seleção dentro da jornada de trabalho
Assim como na edição de 2011, a realização das provas para seleção ocorrerá dentro da jornada de trabalho, que é mais uma importante conquista dos bancários. O movimento sindical destaca a importância que esse critério seja mantido para não prejudicar os trabalhadores e não gerar possíveis horas extras com aplicação da seleção no fim de semana e fora da jornada de trabalho. O processo está sendo elaborado pela Ditec, Dipes (Diretoria de Gestão de Pessoas) e Rede Gepes (Gerência de Gestão de Pessoas).
Rodrigo Couto
Do Seeb Brasília
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados