No dia 7 de novembro, 121 aprovados do Programa de Ingresso na Diretoria de Tecnologia (Progrid) foram empossados. O Progrid é um programa de seleção e treinamento em que, através de prova objetiva e entrevista, funcionários de todo o país concorreram a vagas de assistente na Ditec do Banco do Brasil.
O processo representa uma conquista para os bancários, uma vez que se trata de um dos processos seletivos mais isonômicos e democráticos que aconteceram na empresa nos últimos anos. A maior parte das seleções para cargos comissionados nas Unidades Estratégicas acontece através de indicação, o famoso QI (quem indica). Casos de nomeações de amigos, de esposas, de namoradas, de amantes, de correligionários e de apadrinhados são frequentes na empresa e geram prejuízo para o conjunto dos trabalhadores, já que em grande parte desses casos existem funcionários mais qualificados para os cargos que ficaram de fora do processo de indicação.
“O Sindicato luta para a ampliação desse tipo de seleção também para outras áreas da empresa. Queremos processos de seleção mais democráticos que avaliem o mérito e as competências dos bancários. Existem denúncias de funcionários com poucos anos de empresa ascendendo de forma meteórica para funções que não apresentam qualificação e/ou experiência para exercer”, afirma o secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Rafael Zanon.
Na semana passada, os colegas empossados no Progrid participaram de palestras e dinâmicas que irão apresentá-los à Ditec e suas áreas. Em seguida, passarão por um período de 90 dias de capacitação e orientação profissional. Num período que pode variar entre 12 e 18 meses, eles serão avaliados para exercício da comissão de assessor júnior de TI. Na mesa temática que trata do Plano de Comissões, o Sindicato levará essa e outras experiências da empresa para argumentar que é possível uma democratização das seleções no BB.
Foram selecionados 300 funcionários para a Ditec. A posse dos demais aprovados deve ocorrer em fevereiro de 2012.
Thaís Rohrer
Do Seeb Brasília 
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados