Banco do Brasil

10 de Agosto de 2012 às 19:07

BB: em reunião na agência TCU e Presidência da República, bancários lembram 20 anos da CCT e reforçam importância da unidade

Compartilhe

CEDOC-08082012_Caf_da_Manh_BB_e_CEF_Prdio_TCU_-_foto_reijane_heloiza_8

 

A Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) completa 20 anos em 2012 e a relevância desse instrumento para a categoria e a consolidação da estratégia da Campanha Nacional Unificada foram os temas da reunião conjunta do Sindicato com os funcionários do Banco do Brasil e da Caixa das agências do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Presidência da República.

 

Os encontros ocorreram nesta quarta-feira (8) e quinta-feira (9), respectivamente, em mais um esforço do Sindicato para intensificar a mobilização da Campanha 2012.

 

“Antes da Campanha Nacional Unificada, que teve início em 2005 , os bancários tinham dificuldade em conquistar melhorias em todos os bancos”, destacou o secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Rafael Zanon, que participou dos encontros e lembrou importantes avanços dos últimos anos. “A estratégia da unidade da categoria tem se mostrado acertada. Prova disso são os avanços como a sequência de aumento real nos salários por oito anos seguidos, a valorização do piso e as melhorias significativas na PLR”, afirma.

 

No piso, por exemplo, de acordo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o acumulado entre os anos de 1994 e 2011 chega a 99,24%. O crescimento é de 31,7% acima da inflação, recompondo o salário de ingresso da categoria.  A maior parte desse aumento se deu entre os anos de 2004 e 2011, com a Campanha Nacional Unificada.

 

“No ano em que a CCT completa 20 anos, nosso desafio é ampliar ainda mais as nossas conquistas desse instrumento que é válido para funcionários de bancos públicos e privados de todo país. E pelo cenário que está dado, as instituições financeiras têm totais condições de atender nossas reivindicações. Da nossa parte, vamos nos manter mobilizados e pressionar os banqueiros”, frisa a diretora da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e do Sindicato dos Bancários de Brasília, Fabiana Uehara.

 

O secretário de Comunicação e Divulgação, Jeferson Meira, e o secretário de Saúde e Condições de Trabalho do Sindicato, Antonio Abdan, também participaram das reuniões.

 

Thaís Rohrer
Do Seeb Brasília

Acessar o site da CONTRAF
Acessar o site da FETECCN
Acessar o site da CUT

Política de Privacidade

Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados

BancáriosDF

Respondemos no horário comercial.

Olá! 👋 Como os BancáriosDF pode ajudar hoje?
Iniciar conversa