Há cerca de 2 anos, os bancários da Diretoria de Crédito do Banco do Brasil (Dicre) ganharam definitivamente uma ação coletiva que reconheceu o direito a horas extras (7ª e 8ª) para assessores júnior, pleno e sênior, no período de 17/12/2004 a 05/02/2013.
O Sindicato vem fazendo as execuções para que cada bancário receba o seu crédito, tendo em vista que o banco se recusou a pagar espontaneamente os valores devidos, embora tenha sido condenado e já não coubesse mais qualquer recurso.
Existe dúvida se o prazo seria de dois ou de cinco anos para o trabalhador promover a cobrança do respectivo crédito em ação coletiva. Essa matéria ainda está em disputa no Tribunal Superior do Trabalho, pendente de uniformização.
Para preservar o direito dos bancários da Dicre, às vésperas de completar dois anos do trânsito em julgado, o Sindicato moveu uma medida coletiva para prorrogar esse prazo, que foi então renovado por mais dois anos, para que o maior número de trabalhadores possa receber o direito que lhe assiste.
A secretária de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Fátima Suzana Marsaro, orienta os assessores da Dicre a procurarem o Departamento Jurídico da entidade para providenciarem a cobrança dos seus créditos, para fazer valer esse direito conquistado com tanta luta.
Veja como proceder para o cumprimento da sentença:
Em mais uma vitória do Sindicato, bancários da Dicre do BB vão receber 7ª e 8ª horas
Da Redação
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados