Banco do Brasil

15 de Julho de 2011 às 18:52

BB: bancários da agência SIA Trecho 3 recebem esclarecimentos sobre luta contra terceirização

Compartilhe

CEDOC-15072011_Caf_da_Manh_Ag.Shopping_Sia_Trec_3_BB_-_foto_valeria_2

 

A luta do Sindicato contra a terceirização e os correspondentes bancários foi o tema principal de reunião realizada pelos dirigentes sindicais com os funcionários da agência SIA Trecho 3 do Banco do Brasil na sexta-feira (15). Além de alertar os trabalhadores sobre os riscos desse processo de ‘racionalização de custos’, o Sindicato pediu atenção para os 32 projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional sobre terceirização.

 

“Nossa maior preocupação é a proposição 4330/04, do deputado Sandro Mabel (PR-GO), que escancara a terceirização e legaliza a precarização do trabalho”, observou Rafael Zanon, secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato e funcionário do BB, ao lembrar que o projeto de lei foi aprovado recentemente por 17 parlamentares na Comissão do Trabalho da Câmara dos Deputados.

 

Correspondentes bancários

Na quarta-feira (13), a Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados aprovou a realização de audiência pública para discutir o Projeto de Decreto Legislativo (PDC), de autoria do deputado federal Ricardo Berzoini (PT-SP), que suspende as resoluções recentes do Banco Central que ampliam as funções dos correspondentes bancários.

 

A audiência foi solicitada em requerimento do presidente da Comissão, deputado Cláudio Puty (PT-PA). Dirigentes da Contraf-CUT, das federações e dos sindicatos dos bancários, incluindo o de Brasília, acompanharam a sessão da Comissão e se reuniram com os deputados Puty e Carlos Costa (PT-BA), relator do PDL que pede a anulação dos normativos do BC.

 

“O Banco Central não pode baixar resoluções ampliando as funções dos correspondentes bancários. O papel do BC é fiscalizar, e não interferir nas relações de trabalho”, criticou Wadson Boaventura, diretor do Sindicato e funcionário do BB.

 

Congresso do Sindicato

Durante a reunião na agência do SIA, os dirigentes sindicais reforçaram o convite para a continuação do Congresso do Sindicato que ocorre nos próximos dias 19 (terça-feira) e 23 de julho (sábado).

 

A primeira etapa, marcada para os dias 11, 12 e 19, consiste num Ciclo de Debates, composto de exposições, palestras, filmes e muita discussão sobre diversos temas relevantes para o Ramo, como adoecimento psíquico, terceirização, direitos trabalhistas e previdenciários. O Ciclo de Debates é aberto para participação de toda a comunidade com o objetivo de levar a discussão inerente às demandas dos trabalhadores para toda a sociedade brasiliense. Nesta fase não há necessidade de fazer inscrição para participar.

 

Na terça (19), os debates vão girar em torno de direitos trabalhistas e previdenciários. Será na sede do Sindicato, a partir das 18h.

 

A segunda etapa, no dia 23, será uma plenária geral dos trabalhadores do Ramo Financeiro do Distrito Federal. Nesta fase, as categorias realizarão uma análise de conjuntura econômica, política e definirão suas estratégias de lutas e prioridades a serem levadas para as mesas de negociações. Na plenária apenas poderão participar como delegados do Congresso os trabalhadores do Ramo Financeiro associados ao Sindicato dos Bancários de Brasília. Os demais interessados em acompanhar os debates podem participar como observadores. As inscrições poderão ser realizadas até as 20h do próximo dia 21.

 

 

A terceira e última etapa, que também ocorrerá no dia 23, será a assembleia geral dos Trabalhadores do Ramo Financeiro. A assembleia possui como umas de suas finalidades ratificar as decisões da plenária e debater o desconto assistencial. Podem participar da assembleia, que será realizada após o encerramento da plenária, com direito a voz e voto, todos os trabalhadores do Ramo Financeiro do Distrito Federal, sindicalizados ou não.

 

Rodrigo Couto
Do Seeb Brasília

Acessar o site da CONTRAF
Acessar o site da FETECCN
Acessar o site da CUT

Política de Privacidade

Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados

BancáriosDF

Respondemos no horário comercial.

Olá! 👋 Como os BancáriosDF pode ajudar hoje?
Iniciar conversa