Dentro da programação da 10ª Conferência Nacional dos Bancários, os funcionários dos bancos estaduais e regionais discutiram a situação destas instituições, com foco no processo de incorporação em curso entre o Banco do Brasil e os bancos federalizados Besc (Banco do Estado de Santa Catarina) e BEP (Banco do Estado do Piauí) e os bancos regionais Nossa Caixa de São Paulo e BRB.
O Dieese fez exposição sobre o papel estratégico que esses bancos desempenham nas economias locais e a importância da manutenção destes, que são especializados, especialmente, em política de geração de emprego e renda.
Dentro dessa perspectiva, a defesa da manutenção do perfil destes bancos, mesmo se o seu controle passar para o BB, é eixo prioritário na luta destas instituições, incluindo o BRB.
Além deste eixo, foram defendidos também os seguintes itens:
A angústia que perpassa os funcionários do BRB, relacionada ao futuro do banco, é patente nos bancários de outros bancos estaduais. Por isso, a importância de estratégias conjuntas de luta, afirma Antonio Eustáquio, diretor do Sindicato e funcionário do BRB.
Futuro do BRB
A Imprensa do DF voltou a noticiar, inclusive dando prazo, a possível incorporação do BRB pelo BB. Em que pese as negociações estarem adiantadas, o Sindicato reitera a critica àqueles que usam subterfúgios para apontar a necessidade de venda do banco como a inviabilidade do BRB no médio prazo, com argumento de que o banco teria de sofrer aporte de recursos para se adequar ao Acordo de Basiléia II.
O BRB é viável, haja vista os seus resultados nos últimos três semestres, de lucros superiores a R$ 30 milhões, podendo chegar a R$ 80 milhões no primeiro semestre de 2008.
O BRB está ajustado às condições do Acordo de Basiléia II (palavras da diretoria do banco) e, por fim, é fundamental lembrar que o BRB gera lucro e é doador de recursos para o GDF, pois parte do seu lucro é repassado para o governo. A decisão de venda do BRB é do governador do DF, José Roberto Arruda (DEM), e daqueles que o apóiam. Que isto fique bem claro, destaca Antonio Eustáquio, diretor do Sindicato e funcionário do BRB.
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados