Banco do Brasil

5 de Outubro de 2017 às 12:08

Banco precisa romper contrato com Falconi por conflito de interesses

Compartilhe



O Caref Fabiano Felix exigiu explicações da diretoria do BB sobre o contrato com a Falconi Consultoria de Resultados, feito sem licitação com uma empresa que tem como conselheiro de administração o Sr. Pedro Moreira Salles, do concorrente Itaú Unibanco.

A Diretoria do BB respondeu formalmente que a empresa foi contratada de maneira regular por ter notória especialização, com base em parecer jurídico interno favorável. Quanto ao conflito de interesses, o BB alega que contratou a INDG S.A, braço operacional do grupo Falconi e controlada pela Falconi Participações S.A. e Falconi Participações Ltda, que o contrato tem cláusula de confidencialidade e que o Conselho de Administração da controladora não tem qualquer ingerência sobre a empresa operacional. O contrato com a INDG termina em novembro de 2017. A íntegra da resposta está em nossa página do facebook/fabianocaref.

O representante dos funcionários no Conselho de Administração, Fabiano Felix, considera que a contratação sem licitação, mesmo não sendo ilegal, não é recomendável pelas boas prática de gestão na administração pública, inclusive nas sociedades de economia mista. Proporá ao Conselho de Administração mudanças na política de contratação, para evitar a banalização de contratos deste tipo.

Fabiano também considera que o conflito de interesses não está afastado, já que o presidente do Conselho de Administração do Itaú Unibanco, Pedro Moreira Salles, é conselheiro de administração da Falconi Consultoria de Resultados. O site da Falconi mostra que a INDG foi fundada em 2003 e em 2012 alterou seu nome para Falconi Consultores de Resultado e, portanto, no entendimento do Caref poderá sim haver interferência do concorrente nos negócios da empresa contratada pelo BB.

Fabiano proporá o imediato rompimento deste contrato e alteração na política de contratações do banco para impedir contratos com empresas direta ou indiretamente controladas por concorrentes.

Fonte: Fabiano Felix, representante dos bancários do BB no Conselho de Administração da instituição

Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados

Feito por Avalue Sistemas

BancáriosDF

Respondemos no horário comercial.

Olá! 👋 Como os BancáriosDF pode ajudar hoje?
Iniciar conversa