Santander

29 de Janeiro de 2026 às 09:36

Bancários da Bahia, Sergipe e Centro-Norte cobram do Santander solução para falhas no plano de saúde

Compartilhe

A Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe realizou, nesta quinta-feira, 22 de janeiro, uma reunião com o Banco Santander para cobrar soluções urgentes diante dos problemas recorrentes no plano de saúde oferecido aos trabalhadores da região. Participaram do encontro os 13 sindicatos filiados à Federação Bahia e Sergipe, além do sindicato dos bancários de Brasília, convidados por enfrentarem a mesma situação, vinculada à Fetec- CN.

Durante a reunião, os dirigentes sindicais apresentaram pesquisas realizadas junto aos bancários, além de diversos casos concretos que demonstram as dificuldades enfrentadas no acesso à saúde. Os problemas se arrastam há cerca de três anos, desde a mudança do plano de saúde nessas regiões.

Atualmente, a Unimed é a operadora responsável pelo atendimento, mas, segundo os relatos apresentados, a empresa não vem cumprindo adequadamente os contratos de credenciamento. Há registros frequentes de descredenciamento de hospitais, clínicas e profissionais, inclusive durante tratamentos em andamento, o que gera insegurança, interrupções no atendimento e grande insatisfação entre os trabalhadores.

Para Eliza Espindola, a situação configura a negação de um direito garantido em acordo coletivo. “O acordo assegura o plano de saúde, mas quando não há cobertura adequada nem rede credenciada, esse direito se torna inviável na prática”.

Desde o início dos problemas, a Fetec Bahia e Sergipe e a Fetec Centro-Norte vêm dialogando com o Santander em busca de uma solução definitiva. Uma das propostas defendidas pelos dirigentes é a contratação de dois planos de saúde, permitindo que o bancário escolha aquele que melhor atenda às necessidades da sua região.

O Sindicato dos Bancários de Brasília agradeceu o convite da Federação Bahia e Sergipe para participar da reunião e reforçou que o diálogo é uma premissa fundamental do movimento sindical. A entidade destacou que acredita na negociação como o melhor caminho para a solução dos conflitos e ressaltou que a relação entre sindicatos e banco é sólida e tem potencial para avançar na resolução dos problemas enfrentados pelos trabalhadores.

Da Redação

Acessar o site da CONTRAF
Acessar o site da FETECCN
Acessar o site da CUT

Política de Privacidade

Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados

BancáriosDF

Respondemos no horário comercial.

Olá! 👋 Como os BancáriosDF pode ajudar hoje?
Iniciar conversa