Crédito: Guina - Contraf-CUT 
 
Audiência com assessor da Secretaria-Geral da Presidência da República
 
 A Contraf-CUT e o Sindicato dos Bancários de Brasília se reuniram na  manhã desta quarta-feira (14) com o assessor especial da  Secretaria-Geral da Presidência da República, José Lopes Feijóo, em  Brasília. As entidades entregaram três documentos com denúncias de  problemas graves de gestão no Banco do Brasil e que necessitam de  medidas eficazes do governo pela importância dessa instituição para a  execução de políticas públicas do país.
 
 "A administração do banco tem incorrido em práticas antissindicais  criando um enorme passivo trabalhista. Essa forma de gestão não se  coaduna com a linha de conduta do governo da presidenta Dilma Rousseff",  afirma William Mendes, secretário de formação da Contraf-CUT e  coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB.
 
 Dois dos documentos denunciam irregularidades trabalhistas em relação à  jornada de trabalho de seis horas da categoria bancária e à mudança de  postura da direção do banco, que passou a descumprir a ordem ainda  definida no governo Lula de não haver demissões por "atos de gestão" no  banco.
 
 O outro documento alerta para o fato de o BB não ter até hoje realizado o  processo de eleição do representante dos funcionários no Conselho de  Administração. "Alertamos o governo para que o banco encaminhe logo o  processo eleitoral, sem excluir a participação das lideranças dos  trabalhadores, evitando desvirtuar o objetivo da lei nº 12.353/2010, que  visa garantir a representação dos funcionários na gestão das empresas  públicas federais", aponta Eduardo Araújo, diretor do Sindicato dos  Bancários de Brasília e integrante do Comando Nacional dos Bancários.
 
 "Reivindicamos que a presidência da República interceda junto à direção  do BB para reverter tais práticas e riscos na gestão do banco", ressalta  Rafael Zanon, secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato de  Brasília, que também participou da audiência. 
 
 Feijóo recebeu os documentos e prometeu fazer os devidos encaminhamentos. 
 
Fonte: Contraf-CUT com Seeb Brasília
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados