Santander

4 de Novembro de 2025 às 17:46

Bancários do Santander realizam novo dia nacional de mobilização por melhores condições de trabalho

Compartilhe

Os bancários do Santander realizaram, nesta terça-feira (4), novas mobilizações em todo o país para denunciar as práticas abusivas do banco e cobrar respeito aos direitos da categoria. Em Brasília, o Sindicato promoveu paralisações das agências como parte da jornada nacional de luta.

O movimento busca pressionar o Santander a rever suas políticas de gestão baseadas em metas abusivas, assédio moral e terceirização irregular. Para os trabalhadores, a realidade dentro das agências é marcada por sobrecarga, adoecimento e desrespeito aos acordos coletivos.

Sob o mote “Santander Exterminador”, as manifestações denunciaram ainda o fechamento recorrente de unidades e os impactos dessas medidas sobre o emprego e o atendimento à população, que demonstrou grande apoio à ação sindical. A mobilização reforçou a importância da unidade da categoria e o compromisso com a continuidade da luta por melhores condições de trabalho.

Diretora da Federação Centro-Norte (Fetec-CUT/CN), Eliza Espíndola destacou que é inadmissível que um banco tão lucrativo continue fechando unidades, demitindo colegas e precarizando o serviço bancário. “Vamos continuar mobilizados até que o Santander nos ouça”, afirmou.

O diretor do Sindicato Raimundo Dantas ressaltou que a mobilização faz parte de uma campanha nacional em defesa de condições dignas e contra a terceirização fraudulenta. “O Santander vem aplicando práticas que violam direitos e enfraquecem o acordo coletivo. Por isso, estamos nas ruas, para garantir que esses direitos sejam respeitados e que o trabalhador seja valorizado”, disse.

Já o dirigente do Sindicato Sandro Oliveira reforçou que o movimento é também um chamado à unidade da categoria diante do cenário de intensificação das metas e da pressão cotidiana nas agências. Segundo ele, “a resistência dos trabalhadores é o que tem impedido que retrocessos ainda maiores sejam impostos. Essa mobilização é uma mensagem clara: não aceitaremos mais exploração nem descaso”.

O diretor da Fetec-CUT/CN José Anilton acrescentou que o objetivo também é mostrar ao banco que a categoria segue unida e disposta a defender seus direitos. “Os bancários estão mobilizados em todo o país para dizer basta às práticas que adoecem e desrespeitam o trabalhador. O Santander precisa entender que não se constrói produtividade à custa de sofrimento humano.”

https://bancariosdf.com.br/galeria-de-fotos/dia-nacional-de-luta-contra-os-abusos-do-santander/

Victor Queiroz
Colaboração para o Sindicato

Acessar o site da CONTRAF
Acessar o site da FETECCN
Acessar o site da CUT

Política de Privacidade

Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados

BancáriosDF

Respondemos no horário comercial.

Olá! 👋 Como os BancáriosDF pode ajudar hoje?
Iniciar conversa