Em reunião realizada na quinta-feira (14), convocada pelo Sindicato, os bancários do BRB discutiram estratégias para cobrar correções nos processos de identificação de perfil. Todos concordaram que a primeira fase da iniciativa teve falhas do ponto de vista organizacional, bem como no conteúdo das provas, que foi considerado distante do dia a dia dos bancários.
Os participantes da reunião também foram unânimes na decisão de cobrar que nesta segunda etapa haja maior grau de organização, além de transparência na divulgação dos resultados e a possibilidade de acesso a eles.
Retrocesso
O Sindicato e os bancários presentes à reunião entendem como grande retrocesso a exclusão das funções de gerente de negócios e de gerente de processos da atividade de identificação de perfil. A constatação é que, facultando ao Departamento de Relacionamento e Negócio (DEREN) a forma de selecionar os ocupantes dessas funções, isso pode abrir espaço para indicações de cunho político-pessoal.
“Essa postura configura um ataque à lisura e à transparência em um processo tão fundamental para a manutenção de bons quadros no banco”, ressalta André Nepomuceno, secretário-geral do Sindicato.
Rodrigo Couto
Do Seeb Brasília