Banco BRB

13 de Dezembro de 2013 às 16:22

Bancários do BRB conquistam eleição para representante no Conselho de Administração

Compartilhe

Por intermédio do deputado distrital Chico Leite (PT), que assumiu compromisso com os bancários da instituição através do Sindicato, agora os funcionários do BRB, a exemplo do que ocorre na Caixa e no Banco do Brasil, também poderão eleger seus representantes para o Conselho de Administração (Consad) do banco.

Foi aprovado o Projeto de Lei 248/11, de autoria do também deputado Chico Vigilante (PT) e que vinha enfrentando resistência por parte do governo. Apresentado ainda no ano de 2011, o projeto encontrava-se parado na Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) da Câmara Legislativa do DF (CLDF). Por solicitação do deputado Chico Leite, foi pedida prioridade para apreciação do texto, ao qual foram juntados outros dois que versam sobre critérios para a ocupação do cargo de conselheiro nas empresas do GDF.

Trata-se de mais um passo importante na busca de mais transparência no BRB. Com a eleição de um membro funcionário do banco para o Consad, o Sindicato acredita que haverá um ganho significativo na governança da instituição e dará muito mais segurança ao conjunto dos trabalhadores, que, por intermédio do conselheiro eleito, terão acesso à formulação da política estratégica do BRB.

“Essa é uma luta histórica que o Sindicato tentou encaminhar via negociação direta com o banco e com o governo e, não tendo sucesso, recorreu à via parlamentar, onde teve sua tese vitoriosa”, lembra o diretor do Sindicato Eustáquio Ribeiro.

O projeto vai agora à sanção do governador Agnelo Queiroz, que pode sancioná-lo ou vetá-lo. O Sindicato acredita que, embora em um primeiro momento o governo tenha demonstrado indisposição com relação a ele, agora não frustre o anseio dos trabalhadores das estatais do DF, e sancione-o, de forma que os trabalhadores destas empresas inclusive os do BRB possam contar com mais esse fundamental instrumento de governança e transparência na gestão do banco.

“O Sindicato atuará em várias frentes, juntamente com a CUT e outras categorias para as quais a conquista também vale, no sentido de fazer o governador ver a necessidade de sanção do projeto”, acrescentou Eustáquio.

‘Sindicato teve papel fundamental’


“Quem faz o banco efetivamente são os trabalhadores e as trabalhadoras, não são aqueles que eventualmente passam por um cargo ou outro de indicação política. Ter no Conselho de Administração um trabalhador eleito pelos seus pares significa ao banco, na prestação de serviços à comunidade, fazer refletir aquilo que pensam os empregados”, destacou Chico Leite.

Para o deputado, o Sindicato exerceu papel fundamental nessa batalha. “Se o protagonista é a sociedade civil organizada, o Sindicato cumpriu fielmente o seu papel de encaminhar, pelas vias institucionais existentes, no caso o nosso mandato, uma reivindicação antiga dos funcionários do BRB”, afirmou. “Isso é bom para os trabalhadores, que vão ter mais segurança e representação; bom para o banco, que vai ter uma gestão mais responsável e transparente; mas é melhor ainda para a sociedade, que vai ter serviços prestados da forma que ela espera e merece”.

Atualizada às 15h13 de 17/12

Renato Alves
Do Seeb Brasília

Tags

Banco BRB
Acessar o site da CONTRAF
Acessar o site da FETECCN
Acessar o site da CUT

Política de Privacidade

Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados

BancáriosDF

Respondemos no horário comercial.

Olá! 👋 Como os BancáriosDF pode ajudar hoje?
Iniciar conversa