Reunidos em assembleia na noite desta quarta-feira (30) na sede do Sindicato, os bancários do BRB aprovaram por ampla maioria a proposta de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) para 2010.
“Foi um processo longo e exaustivo, que teve início em fevereiro deste ano e passou por pelo menos 15 rodadas de negociação, até chegarmos a esta que foi anunciada pelo banco como sendo a proposta limite”, declarou o secretário-geral do Sindicato, André Nepomuceno. “A nova PLR contém avanços importantes, mantendo o modelo de distribuição dos lucros do BRB como o melhor do sistema financeiro”, completou Eustáquio Ribeiro, diretor do Sindicato.
A proposta aprovada apresenta avanços significativos em relação ao modelo anterior. Contempla uma distribuição de 60% do lucro líquido de forma linear para a parte fixa, que sofreu elevação, e de 40% para a variável, vinculada às metas. A parte variável (40%) será distribuída da seguinte forma: metade será paga com o atingimento da meta-banco e metade com o atingimento da meta-unidade, sendo que, para o 1º semestre, tanto a meta-banco como a meta-unidade precisam atingir no mínimo 70% por produto e 90% na média aritmética simples dos produtos. Para o 2º semestre, mínimo 70% por produto tanto para meta banco quanto para meta unidade e 100% a média aritmética simples dos produtos tanto para o banco como para as unidades.
Além disso, o novo formato de PLR do BRB contém avanços na gradação dos percentuais de rentabilidade do banco a serem distribuídos.
• Caso a rentabilidade seja de até 14%, distribuem-se 13% do lucro líquido (LL);
• Se a rentabilidade variar entre 14,00% e 19,99%, distribuem-se 15% do LL; e
• Se o banco registrar rentabilidade a partir de 20%, a distribuição será de 18% do LL.
O novo acordo também apresenta cláusula que prevê adequações nas metas durante o semestre, em função de mudanças no cenário econômico ou na estratégia mercadológica do banco, sendo que essas mudanças serão necessariamente discutidas com o Sindicato. “Os funcionários deverão informar ao Sindicato sobre as agências que registrarem problemas no cumprimento de metas, dentro do acordo firmado, para que os problemas possam ser resolvidos”, frisa Cida Sousa, diretora do Sindicato.
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados