Banco BRB

22 de Dezembro de 2010 às 23:09

Bancários do BRB aprovam modelo de PLR para 2011

Compartilhe

assembleiabrb

Reunidos em assembleia nesta quarta-feira (22), na sede do Sindicato, os bancários do BRB aprovaram a proposta de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) para o primeiro semestre de 2011. No próximo período, a distribuição da PLR se dará nas mesmas bases do acordo de 2010, com percentuais de distribuição de 13%, 15% ou 18%, dependendo da rentabilidade do banco nos seis primeiros meses do ano. A proposta foi aprovada por todos os bancários presentes.


A forma de distribuição também permanece a mesma: 60% do valor líquido serão distribuídos de forma linear entre todos os bancários e 40%, de forma variável, sendo 20% vinculados ao atingimento de metas-banco e 20% ao atingimento de metas-unidade.


A novidade fica por conta da fixação de teto limite para cada paradigma (nove no total). O Sindicato contestou esse ponto, mas o banco manteve sua posição. A direção do banco argumenta que o objetivo é corrigir uma suposta distorção que prejudicaria os funcionários com comissões mais elevadas. Durante a negociação, o Sindicato conseguiu ajustes nos valores dos limitadores, de forma a beneficiar a base salarial do BRB.


Os limitadores são os seguintes: o paradigma 9, que se refere aos escriturários, terá como limitador o valor de R$ 5.425,74, gerando um limite de três vezes o maior salário do paradigma. Para o paradigma 8, que corresponde aos caixas, o valor é de R$ 5.958,88, o que corresponde a 2,2 vezes o valor do maior salário do paradigma. Para os demais paradigmas, do 7 ao 1, o teto corresponde a 1,33 vezes o maior salário de cada um desses grupos.

tabelalimitadorbrb

 

“A aprovação desta proposta reflete o entendimento maduro dos funcionários do BRB de que a PLR deve beneficiar a todos, uma vez que é pela convergência dos esforços de todos os setores do banco que se atingem as metas”, diz Antonio Eustáquio, diretor do Sindicato e funcionário do BRB.


“Em função do momento político, não foi possível fazer a discussão do Plano de Cargos e Salários (PCS) juntamente com a da PLR. Mas a proposta aprovada só vale para o primeiro semestre de 2011, quando discutiremos o PCS com a nova diretoria e o novo governo. Aí sim poderemos também discutir um modelo de PLR mais duradouro”, afirma André Nepomuceno, bancário do BRB e secretário-geral do Sindicato.


Informes 

Pouco antes da assembleia, o Sindicato foi contactado pelo diretor da Diren do BRB, Dario Oswaldo, que respondeu à última reivindicação feita pelo Sindicato ao banco, e que foi levada à assembleia. A reivindicação consistia na garantia de pagamento integral da PLR referente ao segundo semestre de 2010. Como se sabe, havia o risco do não pagamento do valor total por conta de uma meta referente às operações de crédito imobiliário.


Segundo o diretor, diante de medidas que foram tomadas para facilitar a comercialização do produto crédito imobiliário, o percentual de 70% será atingido. Dessa forma, ele assegurou que não haverá risco do não pagamento integral da PLR referente ao segundo semestre de 2010.


Diante dessa informação, o Sindicato entendeu que a proposta contemplava a maior parte das reivindicações do conjunto dos bancários do BRB.

 

André Shalders
Do Seeb Brasília

Tags

Banco BRB
Acessar o site da CONTRAF
Acessar o site da FETECCN
Acessar o site da CUT

Política de Privacidade

Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados

BancáriosDF

Respondemos no horário comercial.

Olá! 👋 Como os BancáriosDF pode ajudar hoje?
Iniciar conversa