
Cansados das péssimas condições de trabalho, bancárias e bancários das agências do Banco do Brasil de Brasília paralisaram suas atividades por uma hora nesta quarta-feira (25) pelo cumprimento da jornada legal de 6 horas sem redução de salário, pela reestruturação da ‘falida’ Plataforma de Suporte Operacional (PSO) e contra o assédio moral.

Apesar de a paralisação ter sido pacífica, houve confusão na agência 515 Norte provocada pelo gerente adjunto, que demonstrou falta de habilidade no trato com os manifestantes, incitando a Polícia Militar a retirar os dirigentes sindicais de dentro do local. Armados com fuzis e pistolas, policiais militares ameaçaram prender os manifestantes.

De acordo com o secretario de Formação Sindical do Sindicato, Wandeir Severo, um homem teria ameaçado usar a força contra os manifestantes para ser atendido. Ao total, seis viaturas e mais de trinta policias compareceram ao local, onde permaneceram por mais de uma hora.

O Sindicato entende que houve exagero da PM em deslocar para o local uma grande quantidade de viaturas e de policias militares. Enquanto permaneciam no local, provavelmente outros locais do Distrito Federal estavam sem qualquer proteção do Estado.
O secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Rafael Zanon, disse que a situação dos bancários é precária, e o BB precisa urgentemente fazer um estudo da PSO. Segundo ele, “o banco deve contratar mais atendentes de caixa, pois os atuais funcionários não podem ser tratados como bolas de pingue-pongue em dois caixas ao mesmo tempo, jogados de um lado para o outro”, destacou.

Carta à população
Durante os atos, o Sindicato distribuiu carta aberta à população. No texto, a entidade afirma que não basta apenas reduzir juros. “É necessário melhorar a qualidade de atendimento à população e para isto precisam ser realizadas mais contratações e ampliado o horário de atendimento bancário”, diz a nota.
O Sindicato está do lado dos bancários e vai continuar pressionando o BB para que atenda às reivindicações dos bancários o quanto antes.
Assista à reportagem na TV Bancários:
Gustavo Fernandes
Colaboração para o Seeb Brasília
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados