Banco do Brasil

28 de Maio de 2012 às 14:56

Bancários do BB identificam demandas, exigem melhorias nas PSOs e organizam agenda de luta

Compartilhe

CEDOC-23052012_Plenria_PSO_BB_com_os_Caixas_no_Sindicato_-_fotosGuina_37

 

Em plenária realizada na quarta-feira (23) na sede do Sindicato, os bancários do Banco do Brasil submetidos ao sistemas das Plataformas de Suporte Operacional (PSOs) identificaram demandas urgentes e exigem do banco melhorias nas plataformas. Entre os problemas, os funcionários citaram a dotação insuficiente, a falta de valorização do caixa,  problemas de locomoção, extrapolação da jornada, adoecimento, congelamento na carreira, péssimas condições de trabalho.

 

O funcionalismo também aprovou uma agenda de luta por melhorias nas PSOs. “Se o BB não melhorar as condições de trabalho nas plataformas, os bancários irão cruzar os braços”, avisa o presidente do Sindicato e diretor da Central Única dos Trabalhadores (CUT-DF), Rodrigo Britto.

 

Na reunião, foi relatado que a estrutura organizacional nas PSOs estaria trazendo problemas como prática de assédio moral, transferências frequentes de local de trabalho, estresse, adoecimento, entre outros. Por isso, o Sindicato agendou reunião com a diretoria do BB nesta terça-feira (29) para cobrar resolução das dificuldades. O Congresso Nacional dos Trabalhadores do BB do ano passado aprovou , em sua pauta, o fim das PSOs.

 

“As Plataformas de Suporte Operacional se tornaram um verdadeiro inferno para o bancário do BB. Como poucos querem trabalhar lá, as condições só pioram para os que ficam, num ciclo vicioso. Prova disso é que o número de bancários licenciados por motivos de saúde é alto e vários companheiros querem sair de lá para outras diretorias ou pedir demissão”, afirma o diretor do Sindicato, Wadson Boaventura, que também é bancário do BB.


PABs

 

A situação é ainda pior nos chamados Postos de Atendimento Bancário, os PABs, onde um bancário com cargo de caixa realiza sozinho um trabalho que deveria ser acompanhado por um gerente.

 

A PSO Brasília foi implantada em meados do ano passado, com o intuito de reduzir custos operacionais na operação dos caixas das agências. Com mudanças na direção do BB, entretanto, o projeto está estagnado ainda no início. Desde então, as unidades que operam sob esse modelo enfrentam dificuldades variadas, como atribuição desproporcional de responsabilidades e, principalmente, falta de funcionários, com sobrecarga para os restantes.

 

As demandas do funcionalismo

 

Confira, abaixo, as principais demandas das PSOs listadas na reunião:

 

- Verba QVT;

- Conflitos PSO x agência;

- Necessidade de aumento da gratificação de Caixa;
- Pontuação de mérito para os Caixas (comissão);

- Desvio de função;

- Mobiliário e material obsoleto;

- Falta de ordem de serviço (cada agência tem sua cultura);

- Falta de critérios nos rodízios;

- Condições de trabalho: falta de telefone; desrespeito à hierarquia; V22 – comando no RETAG para autorização de transações, problemas no sistema;

- Dotação insuficiente: apoio (retaguarda) é fundamental para a execução do serviço; cobertura de férias e licenças;

- Tempo de fechamento (abertura e deslocamentos durante o expediente para suprir ausências);

- Senhas distribuídas no GAT trocadas (usuários e clientes; caixa rápido não cumpre o seu papel e aumenta a insatisfação da clientela);

- Supervisor de atendimento tem de ir para a PSO;

- Problemas de locomoção nos rodízios;

- Nomeações dos substitutos (dotação);

- Problemas na linha de corte dos serviços (agência x PSO);

- Acessos temporários gerando desvio de função;

- Quem vai assumir os serviços de Digitalização , Pasep , e dos PAB`s TJ;

- Dificuldade de participação em cursos presenciais;

- Extrapolação  da jornada;

- Adoecimento;

- Colegas sem horário de almoço;

- Pressão das agências para aceitar o "Pague-se";

- Malotes;

- Congelamento na carreira;

- Volta das remoções automáticas.

 

Para dar continuidade à luta, o Sindicato realiza nova reunião com os bancários submetidos ao sistemas das PSOs na quinta-feira (31).

Da Redação

Acessar o site da CONTRAF
Acessar o site da FETECCN
Acessar o site da CUT

Política de Privacidade

Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados

BancáriosDF

Respondemos no horário comercial.

Olá! 👋 Como os BancáriosDF pode ajudar hoje?
Iniciar conversa