
Marco Aurélio à direita durante apresentação
O ritmo do samba faz parte da vida do bancário e do ex-bancário do Banco do Brasil Marco Aurélio e Fidel Gomes, respectivamente. Em mais uma iniciativa para demonstrar o amor pela música, os colegas compuseram uma letra que concorre ao samba-enredo oficial da escola brasiliense Acadêmicos da Asa Norte para o Carnaval 2013. O vencedor será escolhido entre quatro finalistas no dia 9 de novembro.
O tema escolhido pela Acadêmicos este ano é ‘Um chorinho bem brasileirinho’. Diz o confiante Fidel: “O tema é muito interessante e decidimos realmente criar um samba para contar a história do choro no Brasil. Estou com pensamento positivo e expectativa de vencer o concurso. Respeitamos o samba dos outros candidatos, mas acreditamos no nosso trabalho”.
A disputa conta com seis apresentações no total, com cinco eliminatórias até a escolha do vencedor. O samba-enredo dos bancários concorre com outros 11. Quatro jurados vão escolher o campeão.
Além de bancário, Marco Aurélio é percussionista e compositor musical. Ele conta que a letra do samba-enredo perpassa vários fatos históricos, desde a criação do choro no Brasil até a forte influência do gênero na capital federal. O incentivo à divulgação do choro por figuras relevantes, como a do ex-presidente Juscelino Kubitschek, também é lembrado no samba.
Currículo
O carioca Marco Aurélio veio para Brasília em 1998 e trouxe na bagagem o amor pelo samba. No Rio de Janeiro, participava dos ensaios da escola Império Serrano com a família. Trabalhando no banco há 29 anos, conheceu Fidel em um curso de aprimoramento e se tornaram amigos. Atualmente está lotado na Diretoria de Gestão de Pessoas (Dipes).
O brasiliense Fidel já foi da Dipes e se aposentou neste ano, depois de 33 anos de trabalho no BB. Agora pretende dedicar mais tempo à música. Eles consideram a letra que concorre ao samba-enredo oficial da Acadêmicos da Asa Norte para 2013 como a primeira composição. Anteriormente, eles participaram de concursos organizados pelo banco com paródias de músicas brasileiras.
Os interessados podem conferir as apresentações dos sambas-enredo nas eliminatórias que ocorrem às sextas-feiras, na sede da Acadêmicos da Asa Norte, que fica no Setor de Clubes Norte, trecho 3, próximo ao Minas Brasília Tênis Clube. Os ingressos custam R$ 5,00.
Thaís Rohrer
Do Seeb Brasília
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados