O Comando Nacional dos Bancários e a Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil aprovaram a realização de uma campanha nacional para denunciar os desmandos da diretoria e as péssimas condições de trabalho dos funcionários. A decisão foi tomada durante reunião conjunta realizada dia 22, na sede da Contraf-CUT, em São Paulo, e que contou com a participação do Sindicato dos Bancários de Brasília. 
“Além de pressionar o BB a rever o plano, o objetivo da campanha é denunciar ao governo e à sociedade os riscos de gestão temerária e futuros prejuízos decorrentes da péssima administração de pessoal do banco”, resume o diretor do Sindicato Eduardo Araújo, que representa os bancários de Brasília no Comando Nacional.
    
Entre outras ações, a campanha contra os problemas do plano do BB inclui o seguinte calendário:
Dia 5 de março - apresentação da marca de campanha e reunião com parlamentares e ministros em Brasília, aos quais será entregue documento contendo os problemas que os trabalhadores vêm enfrentando no âmbito do novo plano, por exemplo. 
6 de março - em conjunto com a Marcha das Centrais por Desenvolvimento, Cidadania e Valorização do Trabalho, haverá um ato no Ministério da Fazenda e a busca de interlocução com o ministro Guido Mantega para tratar das questões do BB.
Primeira quinzena de março - mobilização com a revista O Espelho - Especial Plano de Funções.  
20 de março - dia nacional de luta.
Março e abril - campanha nacional para denunciar os problemas causados pela gestão do BB tanto ao corpo funcional quanto ao governo e à sociedade, com plenárias e eventos de divulgação.
A estratégia nacional de luta, traçada pela Contraf-CUT, caminha na unidade na luta contra esses abusos da empresa. Quanto ao novo plano, no campo judicial, diversas ações estão sendo impetradas em diversos estados, de forma coordenada, buscando vitórias regionais que possam se transformar em vitórias nacionais.
Além disso, o Ministério Público do Trabalho já foi acionado e o movimento sindical já procurou a presidenta da República para denunciar o golpe do Conselho Diretor da empresa. Por isso, a estratégia adotada não é de incentivar uma “chuva de ações” imediatas que possam ser derrotadas, e sim ações combinadas com alta chance de êxito, formando jurisprudência positiva e expandindo as vitórias para o resto do Brasil.
Comando define calendário da Campanha Nacional 
Também durante a reunião do dia 22, o Comando Nacional dos Bancários aprovou o calendário da Campanha Nacional 2013. A Conferência Nacional dos Bancários será realizada em São Paulo nos dias 19, 20 e 21 de julho. As datas das conferências regionais, que devem ser concluídas até 15 dias antes da Conferência Nacional, serão acertadas pela Contraf-CUT com as federações de bancários. Já o congresso dos trabalhadores do Banco do Brasil foi marcado para os dias 17 a 19 de maio, também em São Paulo.
Da Redação
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados