Notícias

12 de Dezembro de 2007 às 18:26

Bancários de Brasília protestam contra o ABN Real e o Santander

Compartilhe



Em protesto contra a exploração dos bancários e a venda do ABN Real para o Santander, que pode resultar em milhares de demissões, o Sindicato paralisou, nesta quarta-feira 12, das 10h ao meio-dia, as agências dos dois bancos da 503 Sul. A manifestação, que ocorreu em todo o Brasil e em diversos países da América Latina, faz parte da programação da Jornada Internacional de Luta, que será realizada até sexta-feira em todo o continente.

Durante o protesto no ABN Real, os funcionários do banco aderiram à paralisação e ficaram do lado de fora da agência por duas horas. "O objetivo da Jornada é proteger o emprego e exigir melhores condições de trabalho nos bancos privados”, afirma José Anilton da Silva, diretor da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CN) e funcionário do ABN Real.

 “O Santander já anunciou a demissão de milhares de funcionários em todo o mundo, por isso precisamos nos organizar globalmente para lutarmos pela manutenção do emprego", completa Rogério Silva, também diretor da Fetec-CN e funcionário do Santander. 



A Jornada Internacional de Luta foi definida em novembro, durante a 3ª Reunião Conjunta das Redes Sindicais de Bancos Internacionais, realizada na sede da Contraf-CUT, em São Paulo. A cada dia desta semana, um banco internacional é o alvo dos protestos que ocorrem simultaneamente em diversos países da América Latina. Nesta quinta-feira.

As manifestações começaram na segunda-feira, com os bancários do HSBC. O banco já demitiu no Brasil mais de duzentos bancários neste final de ano. Nesta terça, os alvos da Jornada foram o Banco do Brasil e o BBVA.

Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados

Feito por Avalue Sistemas

BancáriosDF

Respondemos no horário comercial.

Olá! 👋 Como os BancáriosDF pode ajudar hoje?
Iniciar conversa