Os bancários do Banco do Brasil lotados nas agências Estilo estão trabalhando com risco legal e operacional, devido à falta de ferramentas fundamentais para garantir segurança nas operações. Uma parte das operações é realizada por contato telefônico, sem qualquer ferramenta de comprovação da autorização do cliente, como, por exemplo, uma gravação do contato.
“Já foram constatados casos em que clientes ingressaram com reclamação nos órgãos de defesa do consumidor negando terem autorizado certas operações realizadas por telefone. Por isso, o Sindicato orienta que, não existindo a possibilidade de comprovação da autorização do cliente, o bancário não realize qualquer operação”, afirma o secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Rafael Zanon, que também é bancário do BB.
Assistentes devem ou não atender clientes Estilo?
As instruções normativas sobre as atribuições dos assistentes de agências e o atendimento aos clientes Estilo estavam conflitantes. Existia orientação que determinava que os clientes Estilo deveriam ser atendidos exclusivamente por gerentes. Reconhecido o conflito de normas, a instrução foi alterada pelo BB. Mas os problemas tendem a continuar, uma vez que a orientação financeira para esses clientes só pode ser efetuada por pessoas detentores de CPA-20.
Sem remuneração
Foi criado o líder de espaço, que na prática faz função de gerente de relacionamento e de administração, acumulando funções sem ser remunerado. Tal fraude trabalhista vem gerando passivo para o BB e enorme prejuízo aos trabalhadores, sendo, então, denunciada pelo Sindicato como ilegal.
O Sindicato orienta aos trabalhadores que estão nessas funções que guardem as provas de tal acúmulo e cobra do BB solução imediata para esse descumprimento da legislação trabalhista.
Da Redação
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