Sindicatos em todo o país promoveram nesta terça-feira 1º de fevereiro uma série de protestos exigindo a suspensão das eleições antidemocráticas do SantanderPrevi, sucessor do HolandaPrevi, o fundo de pensão dos funcionários do Santander.
Em Brasília, os diretores do Sindicato Rosane Alaby e Talita Régia e da Fetec-CN José Anilton visitaram as agências do Santander no Plano Piloto e conversaram com os bancários sobre a situação. “Aconselhamos que os bancários não participem das eleições, uma vez que o banco descumpriu a promessa feita em 2009 de colocar um representante dos funcionários nos conselhos deliberativo e fiscal do fundo de pensão”, afirma Rosane Alaby. O material será entregue nas demais agências do DF ao longo da semana.
Os funcionários receberam um jornal específico com as informações sobre o fundo de pensão e as reivindicações contra a falta de democracia no processo eleitoral do SantanderPrevi. “Cobramos a suspensão imediata das eleições e uma negociação para discutir novos moldes para o pleito”, frisa José Anilton.
A Contraf-CUT, as entidades sindicais e a Afubesp já enviaram uma carta à direção do Santander cobrando novas eleições. As entidades reivindicam a participação de representantes dos funcionários nos conselhos deliberativo e fiscal do fundo de pensão.
Thaís Rohrer
Do Seeb Brasília
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados
Feito por Avalue Sistemas