

Programa Alfa – De A a Z, uma história do Programa de Alfabetização de Adultos no Distrito Federal é o título do primeiro livro do bancário aposentado do Banco do Brasil Emilio Hiroshi Moriya, que será lançado nesta sexta-feira (14), às 19h, no Carpe Diem, 104 Sul. A publicação tem 84 páginas e custa R$ 20,00.
“Trata-se de uma construção muito simples e ao mesmo tempo muito complexa, pois as narrativas descritas, vividas e agora compartilhadas de forma tão natural nos confirma a possibilidade e crença de que somos capazes de mudar o rumo da história, mas para isso é preciso ter muita garra, compromisso, espírito esportivo, lúdico, holístico, humano e solidário”, destaca a pedagoga e educadora social, Maria Socorro Bezerra, na introdução.
A estrutura do livro é bem simples, segue uma ordem alfabética onde os assuntos tratados vão desde as rotinas da sala de aula e de vida aos temas disciplinares estudados. “Emilio iluminadamente criou e trabalha a partir de uma sigla emblemática: Oliem – Oralidade, leitura, interpretação, escrita e matematização – que falicita contemplar o que planejar e o que trabalhar para ter êxito no processo de alfabetização”, avalia a pedagoga.
Na contracapa, Olívia Völker, do Centro de Voluntariado do DF, elogia o autor, enfatizando que Emilio é uma pessoa especial, cujo engajamento e dedicação podem ser considerados acima do padrão. “Seu interesse pela área social e analfabetismo foi despertado ainda quando ele atuava no Banco do Brasil. Ao se aposentar fez o que muitos cidadãos deveriam fazer: voltou seu olhar e suas ações para tirar a venda dos olhos de pessoas que se sentem excluídas no mundo letrado”.
Sobre o autor
Emilio Moriya nasceu em Álvares Machado (SP), em 1953, filho de imigrantes japoneses que se estabeleceram na região oeste do estado paulista. Passou no concurso do BB em 1972. E veio para Brasília em 1979, onde casou e teve dois filhos. Aqui trabalhou em diversas áreas da direção geral do BB até se aposentar em 2007.
Em 2008, Emilio assumiu a coordenação do Programa Alfa, do Centro de Voluntariado do DF, com vários núcleos de alfabetização existentes na capital federal. No ano seguinte, inaugurou a primeira Oficina de Capacitação de Alfabetizadores, um curso voltado para novos voluntários para ensinar “analfabetos”, que em 2016 completou a décima edição.
Atualmente, o aposentado do BB continua o trabalho voluntário de ensinar adultos na Iban – Primeira Igreja Batista na Asa Norte.
Para maiores informações: emiliohiroshi@gmail.com e nucleoalfa@gmail.com
Mariluce Fernandes
Do Seeb Brasília
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados