Menos de uma semana após o Sindicato denunciar, mais uma vez, a precariedade com que vem funcionando a informática do BRB e cobrar uma solução, o sistema voltou a registrar problemas. Foram dois dias consecutivos de transtornos somente na semana passada. Na terça-feira, a pane deixou a ferramenta fora do ar por mais de 5 horas; na quarta, os problemas foram as falhas e a lentidão. Saiu-se do estágio “beber, cair e levantar” para o “balança, balança e cai”.
Além disso, as agências não conseguem acesso ao Departamento de Tecnologia (Ditec) que, por sua vez, não sabe sequer explicar o que está acontecendo e, consequentemente, nem resolve a situação em tempo hábil. O resultado são os contratempos vividos tanto pelos bancários, de um lado, quanto por clientes e usuários, na outra ponta. A situação é tão grave que os caixas, por exemplo, estão sendo muitas vezes obrigados a fechar manualmente o movimento do dia, ficando sujeitos, em casos de erro no procedimento, a inquérito administrativo, sem que o banco leve em conta a ineficácia do sistema e as péssimas condições de trabalho oferecidas.
O Sindicato tem alertado a direção do BRB em diversas ocasiões para a necessidade de uma solução imediata para o caso. O banco havia se comprometido a trocar a plataforma operacional no início do ano, mas não fez os encaminhamentos e os problemas persistem. “O Sindicato cobra do BRB, toda vez que acontecer esses transtornos, que emita um comunicado público, a ser afixado nas agências e pontos de atendimento em local visível, informando os motivos”, diz o secretário-geral do Sindicato, André Nepomuceno.
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