

Explosões em caixas eletrônicos têm causado pânico e prejuízos à população do Distrito Federal. No ano passado, foram 34 ataques, quantidade que pode ser superada em 2017, caso a frequência desses crimes se mantenha. Só em janeiro, já foram três ocorrências, todas em agências do BRB. A última ocorreu na madrugada desta terça-feira (24), na Ceilândia.
Para tentar frear essas ações criminosas, o deputado distrital Chico Vigilante (PT) criou a lei de Vigilância 24 Horas, recentemente sancionada pelo governador Rollemberg. Pela Lei 5799/16, todas as unidades bancárias do DF devem ter vigilância ininterrupta inclusive aos finais de semana e feriados. A medida vale para as cooperativas de crédito.
“Com equipes de vigilância atentas e treinadas dentro dos bancos, além do aparato eletrônico de comunicação com a Polícia Militar, as ações destas quadrilhas serão coibidas, trazendo mais tranquilidade e segurança para o brasiliense”, afirmou o deputado em nota enviada ao Sindicato.
Vigilância constante
A lei vem ao encontro dos esforços que o Sindicato vem empreendendo há tempos para proteger a vida de trabalhadores, clientes e usuários que circulam pelas agências bancárias. Logo após a sanção da lei, o Sindicato já cobrou resposta dos principais bancos e financeiras sobre quais medidas serão adotadas para cumprir as determinações do texto.
Da Redação