Nesta quinta, 29 de abril, às 19h, no salão social da AABR, serão realizadas assembléias ordinária e extraordinária do BRB Clube, para tratar dos seguintes assuntos: prestação de contas do exercício de 2009, planejamento para 2010 e também da alteração estatutária do Clube.
A reforma estatutária é de relevante interesse de todos os proprietários do Clube, os funcionários ativos e aposentados do BRB, pois trata de alterações que efetivamente corrigem uma distorção histórica, vigente até hoje, que impede os funcionários do BRB de exercerem o controle do Clube. Ao longo dos anos, o controle sempre foi exercido pela diretoria do BRB, apesar do Clube pertencer aos funcionários.
A reforma estatutária nasceu a partir de um processo de reorganização societária das empresas Seguros BRB e Cartão BRB, que originou a Nova Cartão, em cuja composição acionária o BRB Clube detém 30,3% de participação.
Foi no bojo da reorganização societária que ficou acordada a formação de uma comissão, composta por representantes do Sindicato, da AFABRB e do BRB, para apresentar uma nova proposta de estatuto. Após meses de trabalho, enfim a comissão apresentou seu relatório, já apreciado e aprovado pelo Conselho Deliberativo do BRB Clube, que agora será levado para a assembléia geral do próximo dia 29.
Algumas das alterações estatutárias importantes propostas:
1 – Transferência de poderes para alienar patrimônio do Conselho Deliberativo para a assembléia geral.
2 – Composição do Conselho Deliberativo por membros eleitos, cuja eleição será disciplinada por regimento a ser construído em até quatro meses após a assembléia do dia 29. Os associados poderão assim eleger conselheiros responsáveis pela gestão de seu patrimônio.
3 – Destinação exclusiva do patrimônio do BRB Clube para ações assistenciais de saúde e previdência dos associados, eliminando-se assim a possibilidade hoje existente de destinação de recursos do Clube para ações assistenciais do GDF.
O Clube:
Conforme já foi debatido ao longo deste último ano, o BRB Clube, proprietário de 30,3 % da Nova Cartão, e que possui patrimônio superior a R$ 100 milhões, pertence ao conjunto de funcionários do BRB, sejam eles ativos ou aposentados.
O Clube tem, entre suas atribuições, a de financiar parte do BRB Saúde, o maior benefício dos funcionários do BRB, garantindo conforto financeiro e sustentabilidade à caixa de assistência médica e laboratorial e gerando tranqüilidade aos funcionários.
Por essas razões, há necessidade de todos os funcionários ativos e aposentados do BRB se engajarem na defesa das alterações estatutárias. Estará em jogo o futuro de um patrimônio de valor incomensurável para o dia-a-dia do corpo social do grupo BRB.
Desta forma, é indispensável a sua presença na assembléia de quinta, para que todos possam contribuir neste processo. A responsabilidade posta é de cada um na decisão que tem de ser coletiva.
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados