Desde quinta-feira (29) está em vigor o novo estatuto do BRB Clube de Seguros e Assistência. A reforma estatutária foi aprovada durante uma assembleia, na noite de quinta, no salão da AABR. Participaram da assembléia diretores do Clube, do Sindicato e bancários da ativa e aposentados.
A alteração estatutária referendada pela assembléia vinha sendo preparada desde 2009 por um Grupo de Trabalho composto por representantes do Sindicato, da AFABRB e do Clube. Entre outras mudanças, o estatuto reformulado retira das finalidades do Clube a de apoiar as obras assistenciais do GDF.
A principal mudança, contudo, foi em relação à democratização da gestão do Clube. Agora os associados poderão eleger conselheiros responsáveis pela gestão de seu patrimônio. O número de integrantes do Conselho Deliberativo passa de cinco para nove, sendo que todos eles serão eleitos pela assembléia geral, bem como os membros do Conselho Fiscal.
Algumas atribuições, como a de alienar bens imóveis de valor superior a 400 salários mínimo, também foram transferidas do Conselho Deliberativo para a assembléia geral.
Os diretores e conselheiros indicados pelo banco também foram retirados da estrutura do BRB Clube. Agora, só são membros os bancários do BRB, aposentados e da ativa, e os clientes dos serviços previdenciários, estes na condição de membros temporários, sem direito a voto.
“De forma geral, a tônica da alteração estatutária foi a transferência de poderes do Conselho Deliberativo para a Assembléia Geral, tornando a estrutura de poder do BRB Clube um pouco mais democrática. Embora ainda não seja o ideal, já é um avanço”, disse Antonio Eustáquio, bancário do BRB e diretor do Sindicato.
Além da alteração estatutária, a assembleia também aprovou as contas relativas ao exercício financeiro de 2009, corroboradas com pareceres positivos da Soma Auditoria e do Conselho Fiscal do Clube. Foram apresentadas também as resoluções do Plano de Trabalho do Conselho Deliberativo para o exercício de 2010.
“Algumas questões menores não puderam ser resolvidas de forma consensual pelos integrantes do Grupo de Trabalho, mas não necessitavam ser incluídas na mudança estatutária. Esse mesmo grupo de trabalho, com representantes do Sindicato, da AFABRB e do Clube, tem agora um prazo de 120 dias para resolver essas questões, que deverão ser incluídas no Regimento Interno do Clube”, completa Cida Sousa, bancária do BRB e diretora do Sindicato.
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados