Banco do Brasil

2 de Julho de 2011 às 18:44

As propostas dos bancários do BB de Brasília para o 22º Congresso Nacional

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Banco público


* Reafirmar a defesa dos bancos públicos e seu perfil social para o desenvolvimento nacional e definir estratégias de ação sindical com esse fim.

* Eleger representante dos funcionários para o conselho de administração comprometido com a luta sindical.

 

PCS e PCC


* Jornada de 6 horas para todos, inclusive os comissionados, sem redução de salário.

* Combater as reestruturações. Que o Sindicato seja ouvido nos processos de reestruturação.

* Mudar as regras atuais de descomissionamentos, em especial em relação às ausências motivadas por licença saúde.

* Revisão de todo programa de formação e qualificação dos funcionários que atenda a um planejamento de inclusão amplo que agregue a promoção das potencialidades e vocações à formação profissional e técnica dos funcionários, principalmente para os funcionários recém-empossados, com a criação das “agências modelos”. Treinamentos para certificações e revisão de treinamentos antigos.

* Exigir do banco quando da ampliação do quadro contratação de novos bancários sem estágio probatório.

* Exigir a retirada do edital a função de “vendedor” ou a obrigatoriedade de “venda de produtos”.

* Fim da lateralidade e dos desvios de função com a volta das substituições.

* Fim das terceirizações dos serviços bancários em especial nas atividades de suporte operacional (fiscalização de operações, processamento de envelopes).

* Fim das travas de 2 anos.

* Seleção interna para primeiras comissões com características eminentemente técnicas.

* Criar setor e/ou departamento específico que seja responsável por fazer cumprir o Programa de Equidade de Gênero. Fazer com que cada unidade de trabalho do banco cumpra o programa.

* Programa de promoção da igualdade, de condições, de direitos, de oportunidades e de tratamento.

* Fim dos caixas flutuantes/itinerantes, e nomeação de todos os substitutos.

* Os caixas executivos devem ser todos efetivos e pertencer ao quadro das agências, fim do projeto PSO.

* OLT – direito a ter, no mínimo, 1 delegado sindical por local de trabalho( dependência).

* Fim do estágio probatório para nomeações (trainee e assessor júnior).

* Valorização dos pisos e interstícios.

* Valorização e melhoria das GDPs.

* Vinculação da ouvidoria interna ao Conselho de Administração do banco.

* Incorporação do adicional de insalubridade ao VP para os atendentes de telemarketing.

* Fim da trava de 2 anos para transferências.

*Licença prêmio e férias de trinta e cinco dias após 20 anos trabalhados para os funcionários pós-98. Que seja considerado para os incorporados o tempo trabalhado no banco de origem.

*Carreira de mérito: melhoria da pontuação, retroatividade da contagem correspondendo à toda vida laboral na empresa, pontuação para caixas e escriturários. Para os egressos de bancos incorporados, contagem de ponto referente às suas atividades nos bancos de origem.

 

Saúde, Condições de Trabalho e Cassi


* Criar e divulgar Relatório de Saúde dos Funcionários, visando à transparência de informações sobre a saúde do trabalhador no BB. Cobrar efetividade no envio do PCMSO e RPA.

* Resgatar o papel da entidade com a prerrogativa de promoção, proteção e recuperação da saúde do trabalhador.

* Criar programa específico para proteção do trabalhador vítima de estresse laboral.

* Retomada da ESF na Cassi – Estratégia de Saúde da Família, importante programa de prevenção de doenças com ampliação da rede referenciada.

* Cobrar do banco políticas de incentivo a atividades físicas com “bolsa academia, mensalidade AABB, etc, e implantação de um programa de “lanche saudável”.

* Abono competições esportivas.

* Rever a política da rede credenciada da Cassi discutido efetivamente com o funcionalismo e cobrar do banco um atendimento digno aos credenciados da Cassi.

* Rever atendimento e estratégias de prevenção e atendimento nas Clinicassi.

* Igualdade de acesso à CASSI, à exemplo dos concursados BB, para funcionários de bancos incorporados, da ativa e aposentados.

*Direito ao programa PAS para os funcionários egressos de bancos incorporados.

* Revisão do exame periódico de saúde visando melhor diagnóstico e estabelecendo novos critérios de tratamento, principalmente de doenças ocupacionais.

* Revisão das estratégias de prevenção às doenças ocupacionais, endêmicas e epidemiológicas, com a criação de um contrato, com o banco, para esse fim específico.

* Discussão e implementação do exame periódico como mecanismo de orientação sobre a saúde ocupacional do funcionário do Banco do Brasil e a conseqüente.responsabilidade do banco.

* Fim das metas abusivas.

* Cumprimento das normas da Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador.

* Mudança na política de reinserção e readaptação.

* Cobrar responsabilidades dos administradores sobre os agravamentos de doenças ocupacionais.

* Implantação do plano odontológico de maior cobertura sem custos aos funcionários e inclusão de aposentados no programa.

* Elaboração de uma cartilha sobre ética na relação entre o trabalho e o consumidor bancário. A produção do material ficará a cargo do Sindicato.

* Buscar unificação das datas-bases com os trabalhadores dos transportes em valores.

* Instalação de ambulatórios nas dependências com grande número de funcionários.

*Controle por parte dos trabalhadores dos planos de saúde.

 

Previ


* Fim do voto de Minerva na Previ.

* Retorno das Consultas obrigatórias ao corpo social.

* Retorno da Diretoria de Participações aos eleitos.

*Redução da parcela previ para o plano 1.

*Elevação de 100% para o teto de benefício.

*Aposentadoria antecipada aos 45 anos para as mulheres.

*Antecipação do reajuste dos aposentados para janeiro.

* Igualdade de acesso à Previ, a exemplo dos concursados BB, para funcionários de bancos incorporados, da ativa e aposentados.

* Para o Previ Futuro - Lutar pelo resgate das contribuições patronais.

* Previ Futuro:reduzir a Parcela Previ para aumentar os benefícios de risco.

*Os fundos de pensão têm que ser controlados pela participação.


Correspondentes bancários e terceirização


* Exigir do banco que todo o trabalho caracterizado como atividade bancária (abertura de contas, concessão de empréstimos, pagamentos e recebimentos de valores, vendas de seguros, previdência, capitalização, cartões, orientações de investimentos, serviços contratados pelos governos, atividades de suporte operacional, mesas de operações, gestão de pessoas, compensação, jurídico, engenharia, arquitetura, Sesmt, e demais) seja executado exclusivamente por bancários.

* Fim do atendimento reativo em ambiente fora da área de segurança.

* Imediato fechamento de ‘falsos’ correspondentes bancários com características de agência.

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