

Ativistas contrários ao presidente interino, Michel Temer, e ao fim do Ministério da Cultura, incorporado à pasta de Educação, ocuparam na noite desta terça-feira (17) o prédio da Fundação Nacional das Artes (Funarte), no Eixo Monumental, próximo à Torre de TV. Nesta quarta-feira (18), o protesto em prédios públicos se estendeu para outras oito capitais com a participação de artistas e produtores culturais. Eles não têm previsão de quando deixarão o local.
Autodenominado Ocupa MinC DF, o grupo de Brasília – formado em sua maioria por estudantes de artes cênicas da Universidade de Brasília (UnB) e de dança do Instituto Federal de Brasília (IFB) -- montou barreira, com cones e um pequeno tonel, na entrada do estacionamento e afixou cartazes com os dizeres “fora Temer”, “MinC é nosso” e “Funarte ocupada” em um dos portões do espaço cultural. E gritavam palavras de ordem como “fora, Temer! E “ocupa e resiste”.
Nas redes sociais, os manifestantes pedem doações de alimentos, produtos de higiene, materiais para confecção de cartazes e assistência jurídica.
Repercussão negativa
A extinção do Ministério da Cultura aconteceu no dia 13 de maio. Com a repercussão negativa da decisão de incorparar o MinC à Educação, Temer já havia anunciado que toda a estrutura da Cultura será mantida – apenas sem o status de ministério.
Após as críticas por não ter nenhuma mulher nos ministérios, o presidente interino admitiu a intenção de nomear uma mulher para a comandar a área. No entanto, com a recusa de várias convidadas, o posto será mesmo ocupado por um homem, após o atual Secretário Municipal de Cultura do Rio, Marcelo Calero, aceitar o convite.
Mariluce Fernandes
Do Seeb Brasília
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados