Cultura

2 de Maio de 2023 às 12:57

Artista plástico, Janduy Malta homenageia Lula pelos seus três mandatos com uma pintura em tela

Compartilhe

O presidente Lula é homenageado em uma pintura acrílica sobre tela, feita pelo artista plástico pernambucano Janduy Malta, de forma bastante criativa e peculiar. Na obra, as colunas arqueadas do Palácio do Alvorada, que representam o poder, foram colocadas do lado esquerdo, formando um L de Lula, simbolizando os seus três mandatos.

O presente, que demorou mais de um mês para ser concluído, aguarda somente uma oportunidade para ser entregue ao homenageado, a quem Malta respeita e segue desde os seus 13 anos de idade.

“A obra representa o momento histórico de Lula, que se tornou o primeiro presidente no Brasil a conquistar três vitórias em eleições diretas”, enaltece Malta, que não pintou o Lula de vermelho. “Coloquei a bandeira nacional, com três estrelas em alusão aos mandatos do presidente, de fundo, e a imagem do seu rosto sobreposta, para mostrar que ele é o verdadeiro patriota. Mas a estrelinha do PT também está lá, brilhante”, diz o artista.

E acrescenta: “A tela representa um verdadeiro estadista, um verdadeiro presidente, um verdadeiro representante do Brasil”.

Malta conhece o Partido dos Trabalhadores desde os 13 anos de idade, quando se torna admirador das suas ideias e propostas. Líder do grupo jovem local, ele foi bastante atuante em sua cidade, onde montou uma serigrafia de fundo de quintal, e ali pintava as camisetas do PT, com dinheiro do próprio bolso.

Autodidata

Autodidata, o artista pinta desde muito cedo. Com 14 anos de idade, já decorava clubes e painéis, em sua cidade natal e nas vizinhas. Aos 17 anos parou de pintar em paredes e começou a utilizar telas que mostram a história das cidades do Nordeste.

Ao completar 18 anos, o artista mudou-se para Brasília e, encantado com as formas geométricas da capital, passou a estudar sua história e definiu a cidade como “uma linda mulher”, retratando-a em símbolos, cores e formas geométricas.

O pernambucano, de 55 anos, traz em sua bagagem a participação em diversas exposições. A primeira delas foi na Câmara Federal, com a mostra “Brasília, uma linda mulher!” Observando os primeiros traços do arquiteto e urbanista Lúcio Costa para o projeto da capital federal, Janduy Malta percebeu que havia ali uma forma feminina, representada na simbologia. Através de pesquisas, descobriu vários outros elementos que representam a cidade como uma mulher, que retratou em suas obras.

Símbolo da cultura popular

No encontro aguardado, o mestre de capoeira Luiz Fumaça entregará ao presidente Lula o símbolo da cultura popular brasileira, o berimbau, instrumento que comanda a roda de capoeira. Integrante da Associação Cultural Gingado Capoeira e da Fundação Cultural Luta Brasileira, Fumaça desenvolve projetos em Santa Maria, Gama e região do Entorno do DF, e também internacionalmente, na Alemanha e em Barcelona.

O capoeirista conta com o apoio do Sindicato dos Bancários de Brasília em suas ações desportivas e culturais, há cerca de 10 anos.

Mariluce Fernandes
Do Seeb Brasília

Acessar o site da CONTRAF
Acessar o site da FETECCN
Acessar o site da CUT

Política de Privacidade

Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados

BancáriosDF

Respondemos no horário comercial.

Olá! 👋 Como os BancáriosDF pode ajudar hoje?
Iniciar conversa