
O diretor do Sindicato Saulo Rodrigues (dir.) protesta na porta da agência do BB do Pátio Brasil
Por dois dias consecutivos, nesta quarta e quinta-feira, dias 24 e 25, um defeito no ar-condicionado da agência do Banco do Brasil do shopping Pátio Brasil, na Asa Sul, levou à interdição do local por insalubridade. Com a temperatura acima dos 29º C, a unidade teve suas atividades suspensas por não oferecer condições de trabalho e de atendimento aos clientes e usuários.
Assim que tomou conhecimento do problema, o Sindicato compareceu ao local e cobrou o conserto imediato dos aparelhos de ar-condicionado. Durante vistoria minuciosa, o técnico de Segurança do Trabalho do Sindicato atestou as condições insalubres da agência.
Em laudo, ele apontou descumprimento à Norma Regulamentadora (NR) 17 do Ministério do Trabalho. O documento confirma que a temperatura do ambiente ultrapassa o recomendado.
Em resposta, o BB se comprometeu a resolver o problema o mais rápido possível.
“É impossível trabalhar num ambiente fechado com temperatura acima dos 29º C. Por isso, comparecemos ao local para exigir uma solução para o problema. Se o banco não consertar o ar-condicionado no prazo prometido, realizaremos novo protesto na agência”, afirma o secretário de Política Sindical do Sindicato, Saulo Rodrigues, que também é bancário do BB.
O que diz a Norma Regulamentadora 17
De acordo com a NR 17, nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, tais como: salas de controle, laboratórios, escritórios, salas de desenvolvimento ou análise de projetos, dentre outros, são recomendadas as seguintes condições de conforto:
a) níveis de ruído de acordo com o estabelecido na NBR 10152, norma brasileira registrada no Inmetro;
b) índice de temperatura efetiva entre 20ºC e 23º C;
c) velocidade do ar não superior a 0,75m/s;
d) umidade relativa do ar não inferior a 40%.
Rodrigo Couto
Do Seeb Brasília
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados