Munidos de apitos e narizes de palhaço, aprovados no concurso de 2012 do Banco do Brasil protestaram nesta segunda-feira 22 em frente à agência da 504 Norte contra a demora nas convocações. Foi a segunda manifestação realizada pelos aprovados em menos de um mês. A primeira ocorreu no início de abril, no Setor Comercial Sul.
“O BB está tratando os aprovados no concurso como palhaços. É um desrespeito com os aprovados, que tanto estudaram e não recebem nenhuma justificativa pela não convocação até o momento. É evidente que a empresa precisa de mais funcionários, com urgência”, reclama a concursada Rachel*.
Foram classificadas 2.558 pessoas na seleção para a região de Brasília e até o momento apenas 294 foram chamados. O concurso venceria em maio deste ano, mas foi prorrogado por mais um ano. “Mesmo com a ampliação da validade do certame, o número total de aprovados não será chamado a tempo. O ritmo de convocação é lento. Enquanto isso, a população sofre com o atendimento inadequado e os bancários, com o excesso de demanda”, afirma David*.
A Caixa Econômica Federal realizou concurso no mês seguinte à prova aplicada pelo BB e até agora convocou 836 pessoas. “Outros bancos estão convocando muito mais rápido. O BB não é transparente e não justifica a lentidão nas convocações. Entramos em contato diversas vezes, mas não obtivemos resposta do banco. Ficamos com a sensação de que a empresa fez o concurso para ganhar dinheiro, já que parece não ter a real intenção de convocar”, critica o aprovado Michael*.
Faixas também ilustravam a insatisfação dos aprovados, com frases como “A matemática é simples: + funcionários = melhor atendimento”.
“O BB veicula uma campanha de publicidade dizendo que o banco é bom para todos, mas a situação real não assim. Os clientes e funcionários, que deveriam ser tratados como maior patrimônio da empresa, são deixados em segundo plano. O banco é bom para alguns”, afirma Susan*, outra aprovada no certame.
População também protestou
A população também aproveitou o espaço da manifestação pacífica para cobrar do banco mais contratações e um atendimento de qualidade. Clientes utilizaram o microfone para reclamar do atendimento e apoiar o movimento.
“Eu acho um desaforo o atendimento precário nos bancos. Temos outros compromissos e ficamos durante horas na fila”, protestou Ana Maria, autônoma.
O empresário Igor Lobo também desabafou durante a manifestação: “O lucro do banco é alto e os clientes merecem um atendimento de mais qualidade. Hoje mesmo eu fiquei 40 minutos na agência. Se mais bancários forem contratados, a situação vai melhorar”, reivindicou.
* Nomes fictícios para preservar a identidade dos aprovados
Thaís Rohrer
Do Seeb Brasília
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados