

Com o objetivo de buscar a reunificação das assessorias jurídicas das entidades sindicais para auxiliar no enfrentamento dos ataques aos direitos dos trabalhadores e na luta para a manutenção do Estado democrático de direito e defesa da classe trabalhadora, a CUT Brasília vai lançar em breve o Coletivo Jurídico, do qual o Sindicato fará parte.
A decisão é fruto do Seminário Jurídico: Resistir ao golpe e reconstruir o Estado Democrático de Direito, realizado pela Central, no dia 14 deste mês, que contou com a participação de entidades sindicais cutistas de Brasília e do Entorno, inclusive do Sindicato dos Bancários de Brasília, da Federação Centro Norte e da assessoria jurídica das duas entidades.
Para a secretária de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Marianna Coelho, “a iniciativa da CUT Brasília soma-se a outras ações inovadoras da Central, que tem exercido papel fundamental de organizar a luta juntamente com mais de 100 sindicatos na defesa intransigente da democracia e dos direitos da classe trabalhadora”.
O presidente da CUT Brasília, Rodrigo Britto, avalia que, com o Coletivo Jurídico, os trabalhadores estarão “mais respaldados para reivindicar e fazer sua luta também na esfera judiciária”, especialmente neste momento em que os setores empresariais e conservadores procuram criminalizar os movimentos sindicais e sociais.
“A ideia é que a gente possa agregar as diversas assessorias jurídicas dos sindicatos filiados, os estudiosos da área, para que possamos pegar os exemplos que deram certo em outros estados, mas com a nossa identidade, com o nosso DNA. Vamos estabelecer um processo de encontros, de troca de experiências que venham agregar elementos na luta da classe trabalhadora”, explica Britto.
Em sua apresentação, o dirigente da CUT-RS, Antonio Carlos Porto, que também participou do Seminário Jurídico da CUT Brasília, apresentou a experiência do Coletivo Jurídico da Central no estado, que funciona há 30 anos com resultados significativos e conta com a participação de sindicalistas e advogados independentes.
O Secretário Nacional de Assuntos Jurídicos da CUT, Valeir Ertle, também participou do Seminário Jurídico da CUT Brasília e parabenizou a iniciativa da central. “Vamos trabalhar para criar nossos coletivos em todos os estados”, se comprometeu.
Da Redação com informações da CUT Brasília
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados