
A série seguida de redução das taxas de juros e das tarifas pela Caixa Econômica Federal tem levado milhares de clientes e usuários do sistema financeiro a procurar as agências da empresa. No entanto, o que poderia ser uma boa notícia tem se tornado um pesadelo para empregados e correntistas da Caixa. Com o déficit de trabalhadores, as unidades estão superlotadas, problema que vem causando a sobrecarga e o adoecimento dos funcionários e a irritação da população. Em virtude desse caos, o Sindicato exige a convocação imediata dos aprovados no último concurso.
Como se não bastasse este problema, a Caixa, numa decisão administrativa equivocada, cancelou todos os cartões de débito sem chip dos correntistas, o que obrigou centenas de pessoas a comparecerem às agências para trocar os cartões, o que aumentou ainda mais a quantidade de clientes dentro das unidades. O tumulto gerou grande descontentamento com o atendimento, provocando estresse e inúmeras reclamações por parte dos clientes e usuários. Além disso, os empregados foram obrigados a trabalhar muito além do horário de expediente.
Retrato recente deste problema foi constatado pelo Sindicato nesta segunda-feira (15) durante vistoria na agência Taguatinga Centro, onde o número de empregados é insuficiente. O déficit de trabalhadores é tão grande que vem provocando enormes filas de clientes e usuários que aguardam atendimento, inclusive fora da unidade.
“O Sindicato dos Bancários de Brasília aprova a política de expansão da Caixa no mercado, desde que não seja às custas da saúde do empregado. Por isso, exigimos mais celeridade nas contratações”, afirma o secretário de Saúde e Condições de Trabalho do Sindicato, Antonio Abdan, que também é empregado da Caixa.
A agência do Setor Comercial Sul também sofre com o déficit de empregados e necessita de mais pessoal para melhorar as condições de trabalho e oferecer atendimento de qualidade aos clientes e usuários.
“A Caixa precisa acelerar a contratação de novos empregados para as agências e locais onde há déficit de trabalhadores. Muitos bancários estão adoecendo devido à sobrecarga de trabalho. Além disso, clientes e usuários também são prejudicados com um atendimento precário em virtude do excesso de demanda sem que a Caixa proporcione condições adequadas para o trabalho”, critica o secretário de Finanças do Sindicato, Wandeir Severo, também empregado da Caixa.
O Acordo Aditivo da Caixa à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) prevê que a empresa terá em seu quadro de pessoal 92 mil empregados até dezembro de 2012 e 99 mil empregados até dezembro de 2013.
Sem ar-condicionado, agência permanece fechada
Problemas de falta de estrutura continuam na agência da Caixa do Pistão Sul em Taguatinga, inaugurada há menos de três meses. Desde o início do funcionamento da unidade, o ar-condicionado nunca refrigerou o ambiente adequadamente.
Após pane no ar-condicionado, agência Taguatinga Sul da Caixa é fechada
A agência foi fechada completamente nesta segunda-feira (15). O laudo do técnico de segurança de trabalho do Sindicato revela descumprimento à Norma Regulamentadora (NR) 17 do Ministério do Trabalho. O documento confirma que a temperatura do ambiente ultrapassa o recomendado.
A Caixa havia se comprometido a solucionar o problema na semana passada, mas não conseguiu consertar o ar-condicionado no prazo previsto. Diante da situação, a agência permanecerá fechada até que o ar-condicionado seja consertado.
“As condições de trabalho e de atendimento são precárias com o forte calor no local. Por isso, cobramos da Caixa uma solução rápida para que agência volte a funcionar”, frisa o secretário de Saúde e Condições de Trabalho do Sindicato, Antonio Abdan.
O Sindicato continua percorrendo todas as agências e unidades do Distrito Federal para verificar as condições de trabalho e de atendimento.
Atualizada às 17h19 de 16/10/2012
Thaís Rohrer
Do Seeb Brasília