

Após reivindicação do Sindicato, o Banco do Brasil antecipou nesta sexta-feira (11), mesmo dia em que estava previsto o pagamento dos dividendos aos acionistas, o crédito da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) dos funcionários.
Pelas regras do acordo coletivo de trabalho, o banco teria até dez dias úteis, a partir da data de distribuição desses dividendos, para pagar a PLR dos bancários.
O lucro da instituição no exercício de 2015 foi de R$ 14,4 bilhões, crescimento de 28% em comparação com igual período de 2014.
No BB, a PLR é composta pelo módulo Fenaban, que determina pagamento de 45% do salário mais parcela fixa, além de módulo bônus, cujo valor é variável, uma vez que depende do resultado do desempenho de cada unidade. O pagamento de PLR tem regra própria conquistada através da mobilização dos bancários e normatizada no acordo coletivo. Assim, a quantia recebida pelo funcionário a título de PLR não tem relação com o valor de dividendos pagos aos acionistas.
PLR sem imposto
O Sindicato lembra que, desde 2013, os bancários pagam uma tributação exclusiva de imposto de renda. Assim, os valores de PLR até R$ 6.677,55, estão isentos, sendo progressiva a incidência do IR acima desse valor, mas todos pagando menos tributo – uma grande conquista da categoria que veio após muita luta.
Da Redação
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados