Uma semana depois de o Sindicato pedir ao Banco Central a não homologação de seus nomes, o Correio Braziliense informa com destaque em sua edição desta quinta-feira 19 que o governador Arruda desistiu de nomear para a diretoria do BRB os executivos Valdery Frota de Albuquerque e Luiz Francisco Monteiro de Barros.
Uma semana depois de o Sindicato pedir ao Banco Central a não homologação de seus nomes, o Correio Braziliense informa com destaque em sua edição desta quinta-feira 19 que o governador Arruda desistiu de nomear para a diretoria do BRB os executivos Valdery Frota de Albuquerque e Luiz Francisco Monteiro de Barros, contra os quais há inúmeros denúncias do Ministério Público Federal e do Tribunal de Contas da União por improbidade administrativa e gestão temerária quando integraram a alta direção da Caixa Econômica Federal e da Nossa Caixa de São Paulo.
Segundo o Correio Braziliense, o governador desistiu da nomeação em razão das denúncias feitas pelo Sindicato, pelo Núcleo de Combate às Organizações Criminosas do Ministério Público e pela deputada Erika Kokay (PT-DF) ao diretor do Departamento de Organização do Sistema Financeiro (Deorf) do Banco Central, Luiz Edson Feltrim.
Na semana passada", diz o jornal na edição de hoje, "a deputada distrital Erika Kokay e dois diretores do Sindicato dos Bancários foram pessoalmente ao Banco Central para entregar uma representação contra Valdery, Luiz Francisco e Francisco Soares Pereira.
Este último, também nomeado para a diretoria do BRB, é acusado de improbidade administrativa pelo MP quando foi administrador de Taguatinga. Leia no link BRB - Banco de Brasília no Menu Principal, à esquerda do site, as notícias sobre a representação do Sindicato e conheça as denúncias contra Valdery e Luiz Francisco.
Acusados processam Sindicato
Em razão das denúncias e da atuação do Sindicato, segundo consta no site do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF), Valdery e Luiz Francisco deram entrada em uma ação judicial contra o Sindicato e contra os diretores João Batista Machado e André Nepomuceno, que assinam a representação entregue ao Banco Central.
Nosso dever é tomar todas as medidas ao nosso alcance para defender o BRB e o funcionalismo, afirma Machado. A notícia do recuo do governador na intenção de nomear Valdery e Luiz Francisco é uma vitória dos bancários do BRB. Esperamos que o GDF tenha o mesmo interesse nosso de zelar pelo futuro e pela lisura da gestão do banco, nomeando para a diretoria administradores com histórico de competência e probidade.
Para André Nepomuceno, as medidas tomadas pelo Sindicato, incluída a presença junto ao Bacen, foram determinantes para evitar a chegada na nova gestão do banco de dirigentes sem credenciais para um projeto de fortalecimento do banco público e de respeito aos funcionários. Independentemente do conteúdo, o simples fato dos candidatos a diretores que saem sem ter assumido impetrarem uma ação judicial evidencia uma postura arrogante e oportunista, que só comprova a correção do Sindicato em zelar por uma gestão transparente no BRB.
Cabe, talvez, perguntar por que, ao invés de atacar o Sindicato, esses senhores não foram capazes de sustentar a sua própria indicação junto ao governador, indaga André Nepomuceno.
O Sindicato entende que a demora na definição da nova diretoria do banco é responsabilidade do governador Arruda e não faz bem ao andamento da empresa. No entanto, da parte dos funcionários, essa indefinição não pode ser resolvida com a vinda de nomes sem um perfil profissional de reputação ilibada. Dessa forma, o Sindicato continuará firme em não medir esforços para fiscalizar a qualidade dos dirigentes que terão grande responsabilidade com o futuro do banco. "Temos certeza de que há perfis bem mais adequados, tanto nos quadros do próprio BRB quanto no sistema financeiro", ressalta João Batista Machado.
Veja abaixo as notícias sobre a representação do Sindicato e conheça as denúncias contra Valdery e Luiz Francisco:
- Sindicato pede ao BC que investigue nomeações suspeitas no BRB
- Nova diretoria frustra bancários
- Novos diretores podem pôr em risco o futuro do BRB
- Presidente do BRB indicado por Arruda é sabatinado na Câmara Legislativa
- BRB: Gestão perigosa à vista
- Cresce mal-estar com demora na indicação da diretoria do BRB
- Arruda quer indicar para BRB diretores que prestaram desserviço na Caixa e Nossa Caixa
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados