Notícias

23 de Março de 2007 às 08:39

Após 10 anos da aquisição do Bamerindus pelo HSBC, bancários protestam contra perdas

Compartilhe

Hoje, segunda-feira 26 de março de 2007, completam-se dez anos da aquisição do Bamerindus pelo banco inglês HSBC.
Durante esse período, os funcionários do banco tiveram perdas e superaram diversos obstáculos, dez deles foram destacados pelo movimento sindical e estão relatados aqui.

- Bancários do HSBC definem prioridades para 2007



Hoje, segunda-feira 26 de março de 2007, completam-se dez anos da aquisição do Bamerindus pelo banco inglês HSBC. Durante esse período, os funcionários do banco tiveram perdas e superaram diversos obstáculos, dez deles foram destacados pelo movimento sindical e estão relatados aqui.

Os trabalhadores, infelizmente, lamentam que não existam grandes motivos para comemorações. Mesmo diante do empenho do banco em se tornar uma das melhores empresas para se trabalhar no país, persistem no HSBC casos de assédio moral, metas abusivas, necessidade de contratações e ameaça de demissões.

Diante do aumento de rentabilidade do banco, que registrou um lucro de R$ 946,7 milhões em 2006, o maior já registrado em seus dez anos no país, resta o pesar dos trabalhadores, já que o reconhecimento e a valorização estão muito aquém do necessário.

Comemorações de verdade

O HSBC diz que defende 125 milhões de pontos de vista diferentes. Nós, bancários, defendemos 125 milhões (clientes) + 28 mil (funcionários) de pontos de vista iguais. Melhor atendimento, melhor qualidade de trabalho. Abaixo, algumas das reivindicações dos bancários.

- Combate à Terceirização: A contratação de pessoas que prestam serviços bancários, mas não têm os mesmos direitos da categoria é ilegal e imoral.

- 13º em Tíquete: O tíquete alimentação e refeição extra no final de ano foi uma batalha de 2006 e a mobilização continua para estender esta conquista para os próximos anos.

- Bolsa Educacional: Nossa reivindicação é ampliar o número de bolsas educacionais, para que atenda o maior número possível de trabalhadores.

- Plano de Cargos e Salários (PCS) Digno: Existem diversas distorções no PCS, como trabalhadores que ganham salários diferentes, mas têm a mesma função.

- Plano Odontológico: Melhorias tem que ser implementadas com urgência. Além da dificuldade de atendimento, existem maus profissionais listados.

- Compromisso de Desenvolvimento Profissional 4 e 5: A freqüência de avaliações de desempenho (CPD) 4 e 5 para afastados por doença, acidente e licença maternidade vem sendo elevada. Além disso vários funcionários mereciam melhor nota e por conta da limitação imposta pelo banco sentiram-se frustrados. As notas baixas fazem com que os funcionários não tenham direito ao PPR.

- Funcionários Temporários: O HSBC deve deixar de burlar a nossa Convenção e contratar bancários efetivos com todos os seus direitos, já que é uma necessidade latente nos locais de trabalho por todo o país.

- Cálculo errado do auxílio-maternidade

- Agências com horário estendido: Ainda existem 38 agências no Brasil com horário estendido até as 18 horas. O movimento sindical exige a redução.

- Fim das demissões por justa causa: O banco demitiu por justa causa funcionários que estavam inadimplentes, sem prestar orientações e advertências necessárias.

Os bancários também são contra a extinção do Centro de Serviços: Devido a alterações tecnológicas há especulações de que o HSBC tem a intenção de extinguir o Centro de Serviços, causando o fim de postos de trabalho.

Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados

Feito por Avalue Sistemas

BancáriosDF

Respondemos no horário comercial.

Olá! 👋 Como os BancáriosDF pode ajudar hoje?
Iniciar conversa