Um estudo elaborado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) traz à tona sérias preocupações sobre a situação financeira do Banco Master e do Will Bank.
A análise foi motivada pelo anúncio da compra do Banco Master pelo BRB. Baseada em dados de 2024, aponta oito pontos críticos nas demonstrações financeiras do Banco Master e cinco em relação ao Will Bank, revelando riscos elevados para investidores e para o sistema financeiro.
O Dieese realiza fiscalizações periódicas em todos os bancos que fazem parte da base do Sindicato e, como os Bancos Master e Will Bank passariam a fazer parte do BRB, foram alvo do estudo.
Segundo o Dieese, as estratégias do Will Bank para angariar novos clientes foram muito arriscadas para a saúde financeira da instituição. Já no caso do Banco Master, “o negócio do banco como um todo está focando em risco - é um banco que faz negócios arriscados e isso pode causar muitos problemas no futuro”, como pontuou Paula Reisdorf, economista responsável pelo estudo.
Riscos para funcionário e clientes
De uma maneira superficial, visando a situação dos funcionários nas instituições analisadas, observa-se que são os bancos privados que mais estão eliminando postos de emprego bancário e, como esses dois bancos já estão em uma situação financeira complicada, esse risco fica ainda maior, podendo levar a demissões em massa. Há também risco de perda de remuneração variável (Participação nos Lucros e Resultados - PLR), porque esta depende do lucro que a empresa tem e, se ela apresenta prejuízo, os funcionários acabam perdendo uma parte importante da sua remuneração.
Já para os clientes, há risco principalmente para os que possuem mais de R$ 250 mil em depósitos no banco, porque o Fundo Garantidor de Crédito só garante o pagamento de R$ 250 mil em caso de falência de uma instituição financeira, então quem tem mais do que isso perderia seu dinheiro acima do teto.
Entendendo os principais problemas identificados no relatório
Banco Master: concentração, riscos e dependência de aportes
Entre os principais problemas destacados no relatório do Dieese estão:
Will Bank: prejuízos acumulados e problemas regulatórios
A análise também aponta fragilidades no Will Bank:
Por fim, a análise do Dieese acende um alerta para os investidores e para o mercado financeiro sobre a situação do Banco Master e do Will Bank. A alta concentração de riscos, a dependência de capitalizações sucessivas e as fragilidades operacionais podem comprometer a sustentabilidade das instituições no médio prazo.
Stéffany Santos
Colaboração para o Sindicato
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados
Feito por Avalue Sistemas