Banco do Brasil

8 de Junho de 2010 às 17:37

Agências ganham funcionários, mas população é discriminada com BB 2.0

Compartilhe

reuniao_2705.jpg 

A dotação das agências vinculadas à Superintendência do Distrito Federal (Super DF) aumentará em 310 vagas, sendo 274 delas de comissões. A implantação do programa BB 2.0, contudo, trará um encarreiramento de clientes que discriminará a população de baixa e média renda.

O anúncio das novas vagas e o debate sobre as conseqüências do BB 2.0 para a população e o funcionalismo foram feitos em reunião entre o Sindicato e a super no final de maio.

Mudanças nas agências

O programa BB 2.0 traz uma série de mudanças para as dotações e comissionamentos das agências e no encarteiramento de clientes dependendo da renda. A Comissão de Empresa dos funcionários do BB já criticou o projeto no que diz respeito ao tratamento da população de baixa e média renda. Os usuários de menor poder aquisitivo serão estimulados a usar os correspondentes bancários, que fazem serviço bancário sem cumprimento dos acordos coletivos da categoria. Essa fraude trabalhista vem sendo combatida pela Contraf-CUT e por seus Sindicatos filiados. A Contraf-CUT propõe justamente o contrário: o Banco do Brasil tem que servir à todos os brasileiros.

Conquista para o funcionalismo

Ao mesmo tempo em que anunciou o aumento da dotação nas agências, os representantes da Super DF deram garantia ao Sindicato de que ninguém sofrerá diminuição de comissionamento ou descomissionamento no processo, sendo assegurado comissionamento em outra dependência quando houver decréscimo de vagas correspondentes em determinadas agências. 

Para quem optar pelo descomissionamento, está garantida a comissão por três meses ( VCP) e prioridade em outras concorrências. Os comissionamentos iniciados nesta segunda (7) vão até o dia 18 de junho inicialmente. Os representantes do Sindicato cobraram da Super um processo de comissionamentos sem “apadrinhamentos” ou “perseguições”.

O Sindicato vem de longa data cobrando o aumento no número de funcionários em determinadas agências onde se detectam péssimas condições de trabalho pela superlotação de clientes/usuários e insuficiência de mão de obra. Com as mudanças previstas, a agência de São Sebastião contará com mais dois funcionários; a agência de Águas Lindas aumentará em seis, e a agência de Padre Bernardo receberá quatro.

A contratação de dez mil novos funcionários para o Banco do Brasil até 2011 foi conquista de nossa última campanha Nacional dos Bancários.

Convocação de concursados

O Sindicato cobrou da Super que chame todos os concursados de 2006 até esta quarta-feira (9), prazo em que expira a validade do concurso, argumentando a necessidade imediata de contratações de novos funcionários tendo em vista a onda de comissionamentos que se iniciou.

Acessar o site da CONTRAF
Acessar o site da FETECCN
Acessar o site da CUT

Política de Privacidade

Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados

BancáriosDF

Respondemos no horário comercial.

Olá! 👋 Como os BancáriosDF pode ajudar hoje?
Iniciar conversa