Os diretores do Sindicato Fátima Marsaro e Wadson Boaventura visitaram a agência do Banco do Brasil de Sobradinho na quarta-feira (6) para debater questões relacionadas à Campanha Nacional 2016.
Na ocasião, repassaram informações sobre o 27º Congresso Nacional dos Funcionários do BB e convidaram os bancários para participarem da próxima assembleia, que ocorrerá no dia 20 de julho, no Sindicato, quando será definida a pauta de reivindicações gerais de Brasília para a 18ª Conferência Nacional.
Fátima chamou a atenção para a importância da união da categoria neste momento. “É muito importante que todos nós estejamos integrados e empenhados para manter nossas conquistas e lutar para ampliar nossos direitos.”
Delegados sindicais
Durante a reunião, os diretores lembraram a todos da importância de a categoria se organizar para eleger delegados sindicais nos locais de trabalho. “Eles são os representantes do Sindicato dentro do banco. Portanto, é importante que cada unidade tenha seu delegado”, afirmou a diretora. A eleição para os delegados devem ocorrer em breve.
Saúde dos bancários
Outro tema bastante debatido, a saúde dos bancários, abordou outras questões, entre elas o assédio moral, violência largamente combatida pelo Sindicato nos últimos tempos.
Wadson falou da necessidade de os bancários observarem o cumprimento dos normativos internos e do conhecimento do código de ética e de conduta que o banco adota para evitar envolvimento em fraudes e, consequentemente, a perda do emprego.
“É importante que todos tenham conhecimento dos seus direitos e deveres para que não fiquem dependentes de informações que, muitas vezes, acabam levando o bancário ao erro e ao adoecimento”, ressaltou o diretor.
Agência digital
A implantação das agências digitais pelo BB, assunto levantado pelo secretário de Assuntos Parlamentares, Edmilson Lacerda, tem provocado preocupação entre os bancários, sobretudo pela ausência de normativos sobre o serviço.
“O Sindicato está atento para intervir caso a Clínica do Trabalho identifique se esse modelo gera adoecimento para a categoria”, afirmou Wadson.
Rosane Alves
Do Seeb Brasília
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados