Banco do Brasil

10 de Novembro de 2006 às 07:44

Adiado julgamento das ações sobre folgas

Compartilhe

A Justiça do Trabalho adiou para data ainda não definida o julgamento da ação do MPT sobre a concessão integral das folgas para os funcionários do BB que trabalharam no Referendo do Desarmamento, em 2005, e para os que ficaram à disposição da Justiça Eleitoral nas eleições de outubro deste ano. A Justiça do Trabalho adiou para data ainda não definida o julgamento da ação do Ministério Público do Trabalho (MPT) sobre a concessão integral das folgas para os funcionários do BB que trabalharam no Referendo do Desarmamento, em 2005, e para os que ficaram à disposição da Justiça Eleitoral nas eleições de outubro deste ano.

Como não houve acordo entre a direção do BB e o MPT, a juíza do trabalho Elke Doris Just marcou julgamento do caso para o último dia 7, mas acabou sendo adiado.

Durante audiência realizada em 26 de outubro, o MPT, autor do processo, solicitou a rejeição da preliminar da incompetência da Justiça do Trabalho, por se tratar de relações de trabalho. O MPT lembrou ainda que a não concessão de folgas atinge uma coletividade de trabalhadores.

A juíza Elke Doris concedeu vista ao Sindicato, aceito como assistente do MPT. A ação do Ministério Público do Trabalho destaca “a flagrante violação pelo banco (...) da prática descrita no artigo 98 da Lei 9.504/97, que não faz qualquer distinção entre convocações para treinamentos, preparação de local de votação e a participação seja na mesa receptora seja na apuração nos dias de pleito”.

“Desde o ano passado, o Sindicato vem lutando para o BB conceder as folgas integrais aos empregados. Em virtude da intransigência do banco, o Sindicato denunciou a postura do BB em não cumprir a lei às Justiças do Trabalho e Eleitoral, para garantir o direito dos funcionários”, afirma a secretária de Política Sindical, Mirian Fochi.

Após receber denúncia do Sindicato sobre o não cumprimento da Lei 9.504/97, o MPT convocou o BB para audiência em 4 de setembro. Após a negativa do banco em conceder as folgas integrais aos bancários, o MPT ingressou com ação civil pública contra o BB.

Conforme determina o artigo 98 da Lei 9.504/97, “os eleitores nomeados para compor as Mesas Receptoras ou Juntas Eleitorais e os requisitados para auxiliar seus trabalhos serão dispensados do serviço, mediante declaração expedida pela Justiça Eleitoral, sem prejuízo do salário, vencimento ou qualquer outra vantagem, pelo dobro dos dias de convocação”.
Acessar o site da CONTRAF
Acessar o site da FETECCN
Acessar o site da CUT

Política de Privacidade

Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados

BancáriosDF

Respondemos no horário comercial.

Olá! 👋 Como os BancáriosDF pode ajudar hoje?
Iniciar conversa