A importância da realização da auditoria da dívida pública no Brasil é analisada no artigo de Miguel Bruno, Os Negacionistas da dívida pública brasileira desconhecem sua engrenagem oculta, publicado em 22 de dezembro de 2025, no Extra Classe, merecendo uma leitura e análise em profundidade.
A Auditoria Cidadã da Dívida – ACD iniciou suas atividades em setembro de 2000, logo após o Plebiscito Popular da Dívida Externa, e tem realizado permanentes estudos e debates sobre as consequências da não execução do previsto no Artigo 26 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Federal.
Miguel Bruno, doutor em Ciências Econômicas pela EHESS-Paris e pelo IE-UFRJ, ENCE-IBGE e FCE-UERJ, pesquisador da financeirização da economia brasileira há mais de 20 anos, argumenta sobre o equívoco de setores que negam a importância da realização da auditoria da dívida. Afirma que “se toda dívida é passível de auditoria, por que razão a dívida pública brasileira não o seria? Ser contra a auditoria é, por si só, assumir uma postura tendenciosa”.
Destaca, no artigo, a crítica realizada à Auditoria Cidadã da Dívida por aqueles que afirmam que a auditoria do TCU basta. “A auditoria realizada pelo TCU não é completa, ela não atinge todos os aspectos do processo de produção da dívida pública como principal eixo da acumulação rentista-financeira no Brasil”, acentua.
A leitura do texto de Bruno contribui significativamente para compreender a necessidade de reduzir os juros da taxa Selic, assegurar o desenvolvimento econômico do país com justiça social e valorizar o trabalho desenvolvido há mais de 20 anos pela Auditoria Cidadã da Dívida. O autor mostra, com detalhes, como “a dívida pública mantém-se, preponderantemente, como estoque de riqueza financeira” para os setores rentistas, que combatem a realização da auditoria da dívida e continuam montados sobre uma mina de ouro infindável.
Leia o artigo na íntegra:
https://www.extraclasse.org.br/opiniao/2025/12/os-negacionistas-da-divida-publica-brasileira-desconhecem-sua-engrenagem-oculta/
Da Redação
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados