Últimos dias para votar no Festival Nacional de Música Autoral da Contraf-CUT; duas bancárias do DF concorrem

0

Votação popular vai até esta terça-feira (5), às 20h — participe e ajude a escolher os melhores talentos musicais da categoria bancária

Bancárias e bancários de todo o país têm até as 20h desta terça-feira, 5 de agosto, para participar da votação popular do 2º Festival Nacional de Música Autoral da Contraf-CUT. A iniciativa valoriza a arte produzida por trabalhadores do ramo financeiro e já está em sua fase final.

Das 44 músicas inscritas, a comissão julgadora — formada pelos artistas Giselle Tigre, Roque Estrela e Lupita Romero — selecionou 15 finalistas, dentre as quais duas de Brasília, Andrea Aiko (bancária aposentada do BB) e Vanessa Pinheiro (empregada da Caixa), que agora disputam o voto do público. Os gêneros são variados, incluindo MPB, samba, rock, rap e muito mais, revelando a pluralidade cultural da categoria.

Para a finalista do DF Andrea Aiko, “ter um festival como o Festival da Música Autoral da Contraf é incrível. Considero muito importante e necessária essa iniciativa para o artista independente, que nesse caso também é funcionário do ramo financeiro — que é estressante por natureza. Mas, mais do que jogar luz sobre a arte produzida no meio, feita muitas vezes com recursos próprios e limitados, oferecendo a possibilidade de ampliar a audição, o festival promove integração entre artistas e público, movimenta essa energia linda da criação e acolhimento entre participantes e sociedade. Sem dúvidas, para o artista, é um carinho.”

Vanessa Pinheiro conta que também está muito feliz por ser uma das finalistas: “Essa é uma oportunidade maravilhosa de mostrar um lado que, muitas vezes, fica fora do ambiente de trabalho — o lado artístico. Tenho mais de 20 anos de carreira como cantora, compositora e violonista, já participei de vários festivais, e é sempre uma alegria poder dividir meu trabalho com outras pessoas. A iniciativa de promover um festival voltado para trabalhadores do ramo financeiro é excelente, porque valoriza nossos talentos e mostra que cada pessoa tem muito mais a oferecer além da sua função profissional. Que venham muitas outras edições!”, reforçou Vanessa.

“Esse é um momento de reconhecimento e valorização da arte feita por trabalhadores e trabalhadoras do ramo financeiro”, destaca Carlos Damarindo, secretário de Cultura da Contraf-CUT.

🎧 Ouça as finalistas e vote: festival-musica-contraf.votabem.com.br

📺 Grande final ao vivo:

A cerimônia final será transmitida ao vivo na próxima quarta-feira, 6 de agosto, pelo canal da TV Contraf no YouTube, com a participação dos finalistas e comentários da curadoria. Serão distribuídos R$ 18 mil em prêmios.

O festival conta com patrocínio da FENAE (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal) e reforça o papel do movimento sindical na valorização da cultura como ferramenta de expressão e resistência.

📢 Não deixe de participar! Acesse, ouça e vote na sua música preferida até terça-feira.

🎤 Conheça as finalistas:

  • Somos Muito Mais que Dois – Marcos Todt
  • Sonhos e Medos – André Pacheco
  • O Fim do Mundo – Iuri Fernandes Spinassi
  • CallMaria – Belizio Feitosa Beserra
  • E Aí Meu Irmão?! – Lester
  • O Beco – José Tarcísio Pelegrini
  • Não é um Assalto – Bruna Marlìere, Thiago Pável, Laura Conceição
  • Filhos da Terra – Vanessa Pinheiro
  • Tudo Errado – Leandro Martim Isola
  • O Querubim – Paulo Araújo e Raquel Gomes
  • Propaganda – Danilo José Figueiredo Santos
  • Deixa Passar – Maurício Carvalho e Luis Gustavo Busnardo
  • Não Precisa ser Assim – Daniel Vince Esgalha Pereira e Danilo Batista
  • Eu Quero É Paz – Andrea Aiko
  • Jogo Duplo – Camila Ribeiro Andrade

Da Redação com Contraf-CUT